Jovem de 26 anos que morreu de covid-19 em SP foi diagnosticado com "resfriado"
Vítima fatal de coronavírus em São Paulo, jovem recebeu diagnóstico médico de resfriado comum e precisou voltar ao hospital outras duas vezes até que levassem seu caso a sério. Na última ida ao local, foi direto para a UTI, de onde não mais retornou
Um jovem de 26 anos morreu na noite deste sábado (28) em São Paulo com coronavírus, segundo a assessoria de imprensa do Hospital Santa Cruz. Ele estava internado na unidade desde o dia 23 de março com problemas respiratórios.
A vítima estaria em tratamento para hiperuricemia (presença de altos níveis de ácido úrico no sangue), segundo o hospital. No entanto, familiares contam outra versão.
Segundo familiares, o jovem foi ao hospital no dia 18 de março e foi diagnosticado com ‘resfriado comum’. Um dia depois, voltou a o hospital e foi orientado a ficar isolado porque tinha suspeita de coronavirus.
No dia 23, com falta de ar, voltou ao hospital novamente. Segundo familiares e amigos, na terceira ida ao hospital, foi direto para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde não resistiu.
O que diz o hospital
O hospital alega que o paciente chegou com quadro de síndrome respiratória aguda grave. Ele passou por uma tomografia de tórax, que revelou padrão compatível com pneumonite viral, e o caso passou a ser tratado como suspeita de covid-19.
A partir disso, o paciente foi isolado e fez o teste para detectar o coronavírus, que deu positivo após 24 horas, informou o hospital.
O paciente foi encaminhado para ser tratado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas seu quadro evoluiu com piora progressiva da disfunção respiratória, sendo necessárias ventilação mecânica e manobras para manejo de hipoxemia refratária.
“Infelizmente, a despeito de todas as medidas e recursos aplicados para reverter o quadro, o paciente veio a óbito no início desta noite de 28 de março”, disse o hospital em nota.
Coronavírus no Brasil
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 13h de domingo (29), 4065 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 118 mortos, 84 deles em São Paulo, de acordo com a secretaria de Saúde do estado.
Na Bahia, foi confirmada na manhã deste domingo (29) a primeira morte por coronavírus no estado. Um paciente de 74 anos que fazia diálise e estava em um hospital particular. O número de casos no estado está em 147.
O governo do Distrito Federal também informou hoje o registro da primeira morte: uma mulher de 61 anos. O DF tem 288 casos do novo coronavírus.
Também foi registrada a primeira morte no Maranhão neste domingo: um paciente de 49 anos internado com hipertensão em São Luís.
Subiu para 22 o número de casos no Maranhão, segundo informou o governador do estado em rede social na noite de sábado. E também aumentou para 73 os casos de infectados em Pernambuco, além das 5 mortes já registradas.
Minas Gerais tem 231 casos de coronavírus confirmados segundo a secretaria de saúde. Até o momento, nenhuma morte foi registrada no estado e 20 óbitos suspeitos estão em investigação. E o Rio Grande do Sul passou a 226 casos neste domingo.
O Rio Grande do Norte, que tem 68 casos confirmados da doença, teve o primeiro registro de morte na noite de sábado.