Vídeo de pouco mais de 1 minuto mostra com clareza a diferença entre líderes de nações e o homem que usa a faixa presidencial no Brasil
O descaso do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia do coronavírus no Brasil tem causado perplexidade até em aliados e membros do governo.
O coronavírus já foi classificado por Bolsonaro como “fantasia”, “histeria” e “exagero”. Com o aumento vertiginoso do número de infectados e o surgimento das primeiras mortes, integrantes do governo ligaram o alerta.
Enquanto a OMS e o próprio Ministério da Saúde recomendavam o caminho do ‘isolamento’ e do cuidado, Bolsonaro incentivou manifestações públicas e chegou a participar delas, cumprimentando simpatizantes com as mãos e tirando fotos.
Na noite desta terça-feira (17), foram registrados panelaços nas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Nas palavras de um auxiliar do presidente, o protesto “surpreendeu o governo”.
Há o reconhecimento de interlocutores do próprio presidente de que o protesto é uma resposta da população ao movimento errático de Bolsonaro diante da pandemia.
Enquanto líderes mundiais admitem a gravidade da situação, na terça-feira, Bolsonaro repetiu que havia “histeria” em relação ao novo coronavírus e que as ações dos governadores sobre o isolamento prejudicam a economia.
“Na Itália, as pessoas vão para janela cantar, num gesto de solidariedade. Na Espanha, a população vai para janela aplaudir os profissionais de saúde. No Brasil, as pessoas foram para a janela para protestar contra o comportamento do presidente. Algo está errado por aqui”, reconheceu um auxiliar do governo.
Nas redes sociais, circula um vídeo de pouco mais de 1 minuto que escancara a diferença entre chefes de nações e o homem que usa a faixa presidencial no Brasil:
Um vídeo do humorista Marcelo Adnet também viralizou: