Mulher com sintomas de Covid-19 desmaia enquanto aguarda atendimento
Mulher agoniza no chão e desmaia com falta de ar enquanto aguarda atendimento em Itabuna. Número de casos de coronavírus disparou nos últimos dias no sul da Bahia
Um vídeo (ver abaixo) divulgado nas redes sociais nesta semana registra cenas alarmantes na cidade de Itabuna, no Sul da Bahia, de uma mulher agonizando no chão com falta de ar – sintoma típico da Covid-19.
“Me passaram pra médica e ela me pediu pra perguntar o que a mulher estava sentindo. Eu perguntava e ela não conseguia responder e a médica disse o seguinte: ‘eu preciso que você me ajude’. Ajudar como, minha senhora se a mulher não consegue falar?”, diz o autor do vídeo.
“Ainda não temos a confirmação de que essa senhora esteja com Covid-19, mas já estamos na beira do abismo aqui em Itabuna/Ilhéus — região cacaueira. Em Itabuna, o poder municipal finge que trabalha, recebe verba e nada de ações efetivas [para o combate ao coronavírus]”, desabafou uma internauta.
Nos últimos dias, a região sul da Bahia registrou um aumento significativo de novos casos de coronavírus. O governo do estado confirmou o avanço da doença na região e anunciou medidas.
As cidades de Itabuna e Ilhéus, que dispõem de 114 leitos destinados a receber pacientes com coronavírus, terão a estrutura ampliada. Atualmente, Itabuna conta com 54 respiradores, enquanto Ilhéus tem 67.
Depois de Salvador, Ilhéus é o município baiano que soma mais casos de pessoas confirmadas com o novo coronavírus: 79. Itabuna, com 53 casos, Porto Seguro, com 17, e Ipiaú, com 13, também são motivos de preocupação no estado.
O número de vítimas fatais por coronavírus em Ilhéus chegou a três com a morte do médico Gilmar Calazans, o primeiro profissional de saúde a morrer no estado.
VÍDEO:
Em Itabuna, no Sul da Bahia, a situação é alarmante;
Número de casos de Covid-19 disparou e hoje é a região que mais preocupa o governo do estado da Bahia. pic.twitter.com/w4MSeTYwtZ
— Kallil Oliveira (@kallilolv) April 22, 2020