Uma imagem do Himalaia como não se via há 30 anos
Coronavírus: moradores do norte da Índia conseguem ver o Himalaia coberto de neve a 200 quilômetros de distância pela primeira vez em 30 anos. "Nunca imaginei que fosse possível ver o Himalaia da varanda da minha casa. Uma indicação clara do impacto na Mãe Terra da poluição causada por nós", desabafa jovem
A população do estado de Punjab, no norte da Índia, reagiu com espanto e admiração ao ver a cordilheira do Himalaia, que está visível a aproximadamente 200 quilômetros de distância por causa da redução da poluição do ar causada pelo isolamento social durante a pandemia do coronavírus no país. As imagens foram divulgadas pela imprensa internacional.
Entusiasmados, indianos na cidade de Jalandhar e arredores passaram a publicar as fotos das vistas de suas casas, com alguns dizendo que não veem os picos do Himalaia há décadas (ver abaixo).
“Pela primeira vez em quase 30 anos pude ver claramente o Himalaia devido ao isolamento social que limpou a poluição do ar. Simplesmente incrível”, escreveu Manjit Kang.
O fenômeno é possível devido a uma melhora dramática na qualidade do ar nas últimas semanas, depois que as indústrias fecharam, os carros saíram da estrada e as companhias aéreas cancelaram voos em resposta à pandemia de coronavírus.
VEJA TAMBÉM: Coronavírus: imagens mostram mudanças impressionantes no céu da Itália
Apenas no primeiro dia das restrições, a cidade de Déli (segunda maior do país) viu uma redução de 44% nos níveis de poluição do ar, conforme constatou o Conselho Central de Controle de Poluição da Índia.
A qualidade do ar em Jalandhar foi considerada “boa” no índice nacional do país em 16 dos 17 dias desde que o bloqueio em todo o território foi anunciado. O mesmo período de 17 dias do ano passado não registrou um único dia de “boa” qualidade do ar — e nos primeiros 17 dias de março deste ano, apenas três dias tiveram qualidade de ar “boa”.
O período, portanto, marca um respiro não intencional, mas bem-vindo, de ar fresco para as cidades lotadas e poluídas do país. A Índia abriga 21 das 30 áreas urbanas mais poluídas do mundo, de acordo com dados compilados no Relatório Mundial de Qualidade do Ar de 2019 da IQAir AirVisual.
A Índia registrou quase 7.500 casos de Covid-19 e 243 mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.
IMAGENS:
Himalaya mountains can be seen from Jalandhar since pollution has reduced in Punjab. Beautiful sight 😍#punjab #COVID19 #pollution pic.twitter.com/iZy7hwxX9R
— TjSingh (@covsinghtj) April 3, 2020
The same mountains from my home 😍 #Nozoom pic.twitter.com/4zHwyoMp4R
— Abbu Pandit (@abbu_pandit) April 3, 2020
A picture captured today from sialkot LOC . Kashmir mountains. This kind of clear we are seeing after around more than 30 years pic.twitter.com/67KVRNJTOr
— Khawar S Khawaja (@khawajaks) April 4, 2020
What nature really is and how we screwed it up.
This is Dhauladhar mountain range of Himachal, visible after 30 yrs, from Jalandhar (Punjab) after pollution drops to its lowest level. This is approx. 200 km away straight. #Lockdown21 #MotherNature #Global healing. pic.twitter.com/cvZqbWd6MR
— Soul of a Warrior (@Deewalia) April 3, 2020