Anitta e deputado batem boca durante transmissão ao vivo
Anitta bate boca com deputado sobre direitos autorais e desliga 'live' na cara dele. O parlamentar apresentou proposta que mexe na cobrança de direitos autorais em eventos públicos e privados. A cantora não gostou
Correio Braziliense
Na última terça-feira (5/5), a cantora Anitta e o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) participaram juntos uma live para falar sobre uma emenda proposta pelo parlamentar a Medida Provisória 948 que, de acordo com classe artística, vai prejudicar o recolhimento dos direitos autorais dos autores e compositores. No entanto, a conversa terminou em discussão.
A emenda, que trata dos cancelamento de serviços e dos eventos dos setores de turismo e cultural em decorrência das medidas de contenção do novo coronavírus, altera a cobrança de direitos autorais em eventos públicos e privados. E, segundo Carreras, a proposta será benéfica para a classe artística.
“Eu estou do lado de vocês (artistas), é uma via de mão dupla”, disse o deputado durante a live.
“Eu não encaro como se você estivesse do nosso lado. Porque assim, como eu te falei, esse é um momento que não condiz, principalmente na MP 948, que é uma MP de urgência, que é sobre a toda a dificuldade que todas essas pessoas estão passando nesse momento de coronavírus. Usar essa MP de urgência para colocar essa questão de direito autoral, é uma coisa que não faz muito. Que não é o momento”, rebateu a cantora.
Após 50 minutos de transmissão, Anitta encerou a live, mas o deputado pediu a palavra: “Em primeiro lugar, estou à disposição do diálogo. Em segundo lugar, eu falei com a representante do Ecad que tem a outorga, que fala por vocês, porque eu não consigo falar com todo mundo. Com você eu posso falar amanhã, depois, com outros artistas, estou à disposição. Estou à disposição do diálogo, estou do lado de vocês”.
Anitta voltou a bater na tecla não concordando com a afirmação de Carreras. “Eu não acho que você esteja, e essa é uma coisa que a gente não vai concordar, e a gente não vai acabar esse debate jamais. Então, obrigada pelo seu tempo, a gente continua aí lutando, você puxa daí, a gente puxa daqui, e vamos ver o que acontece”, pontuou a cantora. Sem chegarem a uma concordância, a live foi finalizada.
Assista a live completa
Nas redes sociais, a discussão repercutiu.
“Não sou fã de Anita, mas ela tem razão. O tal deputado é empresário do ramo de entretenimento. Aí aproveita a pandemia pra meter a mão em 50% do que os promotores de eventos deveriam pagar a compositores. Isso é legislar em causa própria. Por que ele não apresentou proposta retirando neste período, por exemplo, a verba de combustível de deputados e senadores? Seria uma boa ajuda e não pesaria no bolso deles. Mas prefere pedir esmola com o chapéu de outros“, escreveu um internauta.