Brasil tem recorde de novos casos de Covid-19, diz Ministério da Saúde
Além do recorde de novos casos de coronavírus em 24 horas, Brasil tem o 2º pior dia de óbitos decorrentes da pandemia. São Paulo registrou hoje sua maior alta tanto no número de casos quanto no número de mortes
O Ministério da Saúde atualizou nesta terça-feira, 16, os dados do avanço da Covid-19 em todo o Brasil. Batendo recorde diário de registros de casos em 24 horas, com incremento de 34.918 novos diagnósticos, o país chegou a 923.189 casos de coronavírus desde o início da pandemia. O recorde anterior de casos em 24 horas havia sido registrado no dia 30 de maio.
Em relação ao número de mortes, o país marcou 1.282 novos óbitos no mesmo período, chegando a 45.241 no total. Os números foram inicialmente divulgados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), às 18h, e confirmados pelo Ministério da Saúde cerca de 20 minutos depois.
São Paulo registrou hoje sua maior alta tanto no número de casos quanto no número de mortes: foram 8.825 novos diagnósticos e 365 novos óbitos contabilizados em apenas 24 horas. A capital viveu reabertura do comércio de rua e de shoppings centers na semana passada, enquanto a contaminação acelera em cidades do interior.
O mesmo vale para o Rio de Janeiro, que também viveu reabertura enquanto a pandemia avança: tem jogo de futebol marcado para amanhã (17), enquanto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) projeta o pico de contaminação no estado para agora, no meio de junho.
No estado do Rio, o número de casos e mortes por covid-19 registrado hoje não sugere que o pico de contaminação tenha ficado para trás. A alta de 239 novos óbitos, aliás, é a maior dos últimos treze dias.
Para efeito de comparação, em que pese a subnotificação, há mais diagnósticos de covid-19 no estado de São Paulo (186.839) do que na Alemanha inteira, que registra 186,8 mil segundo o último boletim da Organização Mundial da Saúde.
Além de São Paulo, outras duas unidades da Federação registraram suas maiores altas de casos em 24 horas: Distrito Federal (1.696 novos casos) e Amapá (1.211). Entre os dez estados com mais diagnósticos de covid-19, só o Pernambuco não registrou ao menos 1 mil novos casos de ontem para hoje.
Quanto às mortes, quatro unidades da Federação registraram suas maiores altas: Paraná (30 novas mortes), Distrito Federal (29) e Santa Catarina (13).