Presidente Jair Bolsonaro e outros aliados, como o 'véio da Havan', foram duramente xingados pelo guru Olavo de Carvalho. O "olavismo" é considerado um dos últimos elementos de sustentação do atual governo e não sabe o que ocorrerá caso o escritor pule do barco
Olavo de Carvalho se tornou um dos assuntos mais comentados da internet brasileira na manhã deste domingo (7) após a divulgação de um vídeo na madrugada.
Guru de Jair Bolsonaro e dos filhos do capitão, Olavo disse que irá derrubar o governo se o presidente continuar “inativo e covarde”.
“O anti-olavismo é um fenômeno inédito no mundo”, disse Olavo, visivelmente irritado. “Nunca houve um massacre jornalístico e judiciário desse tamanho contra um pessoa. Nem contra líderes revolucionários nem contra narcotraficantes.”
“Mas se você não processa esses caras, eles processam você e te acusam de fazer a mesma coisa que eles fizeram.”
“E o que Bolsonaro fez para me defender? Bosta nenhuma. Aí vem com condecoraçãozinha. Enfia a condecoração no cu. Porque eu fui seu amigo, mas você nunca foi meu amigo. Quantos crimes contra o Olavo você investigou, seu Bolsonaro? Nenhum. Você nem se interessou”, diz Olavo.
O escritor, então, afirma em tom de irritação que Bolsonaro “vê bandidos cometendo crimes em flagrante mas não faz nada contra.” “Esse pessoal não consegue derrubar seu governo? Continue inativo, continue covarde e eu derrubo essa merda desse seu governo, governo aconselhado por generais covardes ou vendidos”, continua Olavo.
No vídeo, Olavo de Carvalho também deu uma bronca em Luciano Hang, o dono das lojas Havan, chamando o empresário de “Zé Carioca” e “palhaço” que não “valoriza a cultura”.
VEJA A ÍNTEGRA:
(continua após o vídeo…)
Após o vídeo, no Facebook, Olavo reforçou as críticas a Luciano Hang — o dono da Havan visitou Olavo recentemente nos Estados Unidos.
“Vocês já pensaram o que 258 milhões de reais representariam para a raquítica mídia conservadora? Mas o conservador que tem essa quantia prefere comprar brinquedinho. E o presidente nem lhe dá um esporro”, escreveu o escritor.
O guru se refere a um “brinquedinho” que Hang adquiriu durante o governo Bolsonaro: um avião de R$ 258 milhões.
Alunos de Olavo sugeriram que o desabafo do escritor é um pedido de ajuda financeira. Olavo estaria atolado em processo judiciais por calúnia e difamação e não teria como arcar com as condenações, que ultrapassam a casa dos milhões.
Futuro
O “olavismo” é considerado um dos últimos elementos de sustentação do atual governo e não sabe o que ocorrerá caso o escritor abandone o barco, já que todos os discursos do presidente e dos seus filhos são baseados na “filosofia” de Olavo.
Além disso, alunos de Olavo de Carvalho ocupam cargos diversos nas mais variadas esferas do governo federal e comandam, inclusive, ministérios. Abraham Weintraub na Educação e Ernesto Araújo nas Relações Exteriores são dois exemplos.
Interlocutores do Planalto acreditam que o presidente terá de se agarrar cada vez mais ao centrão caso se concretize o rompimento de Olavo. O apoio dos militares também será fundamental para a manutenção do governo.
Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook