Desmentido publicamente pelo Estadão, jornalista bolsonarista que espalhou fake news sobre foto de aglomeração em Ipanema admite que foi “leviano”
O jornalista Guilherme Fiuza, conhecido por militar em defesa do bolsonarismo, usou sua conta no Twitter para propagar uma fake news nesta segunda-feira (31).
Fiuza, que trabalha na Jovem Pan, disse que era mentirosa uma imagem do Estadão que mostra a aglomeração de pessoas na praia de Ipanema (RJ) neste fim de semana.
“Essa foto q está circulando c/ a praia de Ipanema lotada – um mar de barracas grudadas e uma multidão à beira-mar – informando q isso aconteceu HOJE é uma falsificação. Provavelmente mais uma fake news da patrulha c/ vontade de patrulhar. Nessas horas os Senhores da Verdade somem”, escreveu Fiuza.
O Estadão respondeu: “Oi, Guilherme. As fotos publicadas na nossa matéria foram todas feitas no domingo, 30, pelo fotojornalista Wilton Junior, que também assina o texto em questão. Todas as imagens podem ser vistas em https://bit.ly/2Gb8QcZ“
Após ser desmentido pelo jornal, Fiuza disse que pode ter sido “leviano” e culpou “todas as fontes” que consultou. “O @Estadao afirma q não usou foto de arquivo da praia de Ipanema. Todas as fontes q consultei me afirmaram não ter havido essa aglomeração de barracas, mas na série de Wilton Junior aparecem pessoas de máscara e posso ter sido induzido a erro. Se isso aconteceu, o leviano fui eu (sic)”, escreveu Fiuza.
O episódio chegou aos trending topics do Twitter, com uma série de memes e críticas:
Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook