Redação Pragmatismo
Educação 05/Ago/2020 às 14:46 COMENTÁRIOS
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O que aconteceu com Israel após a reabertura das escolas durante a pandemia

Publicado em 05 Ago, 2020 às 14h46

Israel reconhece que reabrir escolas durante a pandemia foi um grande fracasso e divulga recado para o mundo: "Não façam o que fizemos". País se viu obrigado a interromper as aulas

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Surto nas escolas provocou a segunda onda de infecções em Israel. (Imagem: Gil Cohen-Magen / Agence France-Presse)

O retorno às atividades escolares em meio à pandemia do novo coronavírus é um tema presente no Brasil e em diversos países do mundo. Israel foi uma das primeiras nações a reabrir as escolas, e os resultados ilustram o perigo de se tomar decisões precipitadas.

Confiante de que havia derrotado o coronavírus e desesperado para recuperar sua economia, o governo israelense chamou todo o corpo estudantil para retornar às aulas no final de maio. Em poucos dias, foram relatadas infecções em uma escola de Jerusalém. Rapidamente, a instituição se tornou o ponto inicial do maior surto em uma unidade de ensino em Israel e, possivelmente, no mundo.

Das escolas, o vírus se espalhou pelas casas dos alunos e depois por outras instituições e bairros, infectando centenas de estudantes, professores e parentes. Outros surtos forçaram o fechamento de centenas de escolas. Em todo o país, dezenas de milhares de estudantes e professores entraram em quarentena.

“O mundo definitivamente não deve fazer o que fizemos. Foi um grande fracasso”, disse Eli Waxman, professor do Instituto Weizmann da Ciência e presidente da equipe que auxilia o Conselho de Segurança Nacional de Israel em assuntos relacionados à pandemia.

Para especialistas, a lição é de que mesmo as regiões que conseguem controlar a propagação do vírus devem tomar precauções estritas ao reabrirem as escolas. Classes menores, uso de máscaras, mesas a 1,5 metro de distância entre si e ventilação adequada, segundo eles, provavelmente serão cruciais até que haja uma vacina.

“Quando há um número baixo de casos, existe uma ilusão de que a doença acabou. Mas é uma ilusão completa”, disse Hagai Levine, professor de Epidemiologia e presidente da Associação Israelense de Médicos de Saúde Pública.

A atuação de Israel contra a pandemia foi considerada, a princípio, bem-sucedida. Rapidamente, o país fechou suas fronteiras, fechou as escolas em meados de março, colocando o ensino remoto para seus 2 milhões de estudantes.

No início de maio, as taxas de infecção haviam caído de mais de 750 casos por dia para menos de 100. Encorajado pela queda nas taxas de infecção, Israel reabriu completamente as escolas em 17 de maio, dia em que novos integrantes do governo tomaram posse.

Em seu discurso, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu um novo Orçamento que produziria três coisas: “Empregos, empregos e empregos”. Já seu novo ministro da Educação, Yoav Gallant, disse que a “missão imediata” do sistema escolar era permitir que os pais voltassem ao trabalho com tranquilidade.

Shoppings, mercados ao ar livre e academias já haviam sido reabertos e, em breve, templos religiosos, restaurantes, bares, hotéis e salões de festas também seriam. Netanyahu chegou a dizer aos israelenses para que pegassem uma cerveja e, tomando precauções, “sair e divertir-se”.

No mesmo dia, uma mãe telefonou para um professor na escola Gymnasia Ha’ivrit, de Jerusalém. Seu filho, um aluno da sétima série, havia sido infectado pelo novo coronavírus. No dia seguinte, a escola confirmou outro caso em outra turma. No fim, segundo autoridades, 154 estudantes e 26 funcionários haviam sido infectados.

O Ministério da Educação havia emitido instruções de segurança: alunos da quarta série e de turmas acima deveriam usar máscara, janelas ficariam abertas, mãos deveriam ser lavadas com frequência e os estudantes deveriam manter 1,5 metro de distância entre si sempre que possível.

Mas na realidade de muitas escolas do país, onde até 38 crianças se espremem em salas de aula de cerca de 46 metros quadrados, o distanciamento físico se mostrou impossível. Incapazes de cumprir as regras, algumas autoridades locais decidiram ignorá-las ou simplesmente não reabrir totalmente.

Só que o calor chegou, e os pais reclamaram que era desumano obrigar as crianças a usarem máscaras em salas de aula quentes, onde janelas abertas não deixavam o ar-condicionado esfriar o local. Em resposta, o governo liberou todos de usarem máscaras por quatro dias, e as escolas fecharam as janelas. Essa decisão, segundo especialistas, foi desastrosa.

“Em vez de cancelar as aulas naqueles dias, eles apenas disseram às crianças: ‘Ok, você tem que ficar na classe com o ar-condicionado e tirar as máscaras’. Com isso, não havia ventilação”, disse Ronit Calderon-Margalit, professora de Epidemiologia na Escola Hebraica de Saúde Pública da Universidade Hebraica-Hadassah Braun.

Quando o primeiro caso foi descoberto, os colegas de classe, professores e outras pessoas que tiveram contato com o aluno foram colocados em quarentena. Após o segundo caso, que não estava diretamente relacionado ao primeiro, a escola foi fechada e todos foram instruídos a ficarem de quarentena por duas semanas. Todos os alunos e funcionários foram testados, muitas vezes após horas de espera em uma fila.

Cerca de 60% dos estudantes infectados eram assintomáticos. Segundo o diretor, quem mais sofreu foram os professores — alguns deles foram hospitalizados.

Os pais ficaram furiosos. Oz Arbel disse à Rádio do Exército de Israel que, para um projeto da escola, os colegas de sua filha se sentavam à mesa e compartilhavam um celular com um professor que apresentava sintomas. A menina e a esposa dele foram infectadas.

Na tentativa de conter o novo surto, o Ministério da Educação prometeu fechar qualquer escola que tivesse nem que fosse apenas um caso de Covid-19. Depois, fechou mais de 240 instituições e pôs mais de 22.520 professores e alunos em quarentena

Quando o ano letivo terminou no final de junho, o ministério disse que 977 alunos e professores haviam sido infectados.

Mas o Ministério da Saúde, carente de infraestrutura e recursos, não priorizou o rastreamento de contatos. No caso da Gymnasia, disse Waxman, ninguém sequer identificou em quais ônibus os estudantes haviam viajado até a escola.

Fora dos muros da escola, o coronavírus voltou vingativo. As enfermarias separadas para tratar de casos da doença que haviam encerrado seu trabalho com cerimônias festivas no final de abril começaram a ficar cheias novamente. No final de junho, eram cerca de 800 novos casos por dia; um mês depois, mais de 2 mil.

Alguns culparam a reabertura precoce das escolas como um fator importante para a segunda onda de infecções. Siegal Sadetzki, que renunciou do cargo de diretora de Serviços Públicos de Saúde de Israel em julho, afirmou à época que precauções insuficientes de segurança nas escolas, bem como em grandes eventos como casamentos, alimentaram uma “porção significativa” do novo surto.

Agora, Israel enfrenta as mesmas perguntas que outros países, tentando aprender com seus erros no planejamento para o ano letivo que começa em 1º de setembro. Especialistas em saúde pública de todo o mundo se uniram para definir diretrizes para a reabertura de escolas.

Uma recomendação importante é criar grupos de 10 a 15 alunos que permaneçam juntos nas salas de aula, no recreio e na hora do almoço, com professores específicos para cada grupo. Dessa forma, cada grupo tem contato mínimo com outros, limitando qualquer propagação de infecção. Caso surja um caso de Covid-19, um grupo pode ficar em quarentena em casa, enquanto outros podem continuar indo à escola.

Outras recomendações importantes incluem horários de aulas diferentes ou aulas on-line para alunos mais velhos, manter as mesas distantes, higienizar as salas de aula com mais frequência, ventilar as salas e abrir as janelas, se possível, e exigir máscaras para funcionários e alunos com idade suficiente para usá-las adequadamente.

NO BRASIL

Em São Paulo, o plano de volta às aulas do governo de João Doria (PSDB) propõe a retomada em 8 de setembro. “Não dá para voltar. As famílias estão com medo. Falamos que as crianças não aprendem com fome. Será que elas vão aprender com medo? Será que os professores vão conseguir ensinar com medo? Falam que vão adequar as escolas. Quem não conseguiu podar as árvores, limpar caixa de água, limpar calhas, no início deste ano, vai garantir uma volta segura?”, questionou a ex-secretária Maria Aparecida Perez.

O também ex-secretário Cesar Callegari se manifestou contra a volta às aulas e ressaltou que a educação vai precisar de muito mais dinheiro para garantir uma volta segura. “Se eu estivesse como secretário nós jamais faríamos a retomada das aulas esse ano. A retomada das atividades escolares vai custar mais dinheiro do que o comum. A cidade de São Paulo perdeu impostos e taxas na casa de 20%. Se a educação não for protegida, deve perder cerca de R$ 2 bilhões. Temos que trabalhar com a ideia de irredutibilidade dos recursos da educação. O orçamento para o próximo ano precisa considerar isso”, disse.

Kézia Alves, do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (Crece), destacou que as famílias de estudantes também são majoritariamente contra a volta às aulas. E que a discussão devia ser sobre a situação das famílias. “Devia estar discutindo a garantia de alimentação, a garantia de acesso ao ensino remoto, como cuidar das crianças que estão psicologicamente abaladas”.

O médico sanitarista Gonçalo Vecina e o pediatra Antônio Carlos Madeira, diretor do Hospital Menino Jesus, também se posicionaram contra a medida. “O momento não é de se pensar em abrir escolas. Tem que deixar as escolas fechadas e trabalhar muito firmemente para organizar as escolas com segurança para crianças e seus familiares. Precisa se pensar de modo sério e muito consequente em como poderemos fazer a reabertura das escolas”, disse Madeira.

“Praticamente não temos registro de mortes de criança. A pandemia mata duas pessoas a cada mil até 40 anos. Mas a partir dos 80 anos, mata 10 a cada cem. As crianças saem de casa e vão para escola, trocam material biológico entre elas e voltam para casa. E as pessoas ficam doentes em casa. O isolamento social deu certo porque elas estão em casa. Quando elas voltarem às aulas serão naturalmente disseminadoras de vírus, bactérias, que é o natural da vida. Se voltarmos as aulas vamos ter explosão de casos de covid-19 e de outras doenças típicas do inverno. Eu não abriria as escolas, eu não correria o risco de abrir as escolas. Não pelas crianças, mas pelos familiares das crianças”, afirmou Vecina.

Para o doutor em infectologia Hélio Bacha, médico do Hospital Albert Einstein, a epidemia em São Paulo não permite pensar em volta às aulas. Ele lembrou que a Itália ainda não teve volta às aulas. O país europeu teve uma situação bastante grave no início da pandemia e está cerca de dois meses na frente do Brasil em relação à evolução dela. Atualmente, registra significativa redução do número de casos, internações e mortes. “E nós aqui, no meio da pandemia, querendo que os professores voltem. Nós vamos colocar a volta às aulas com um bando de crianças como ameaça ao professor? Qual é a garantia que esse professor tem de que a saúde dele vai ser preservada?”, questionou.

as informações são do The New York Times

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