Esposa e filhas pequenas testemunharam a cena desesperadora, que também foi assistida ao vivo por milhares de internautas. Especialistas explicam o que você deve fazer caso presencie uma convulsão
O rapper paulista Pedro Qualy, do grupo Haikaiss, teve uma convulsão ao vivo durante uma partida de videogame que ele transmitia online.
Um vídeo que circula nas redes sociais registrou o momento em que o artista passa mal na frente dos internautas, que começam a se desesperar no chat. A crise convulsiva dura cerca de 1 minuto e meio e é seguida por um desmaio.
Segundos depois de Pedro cair no chão, é possível ouvir o telefone da casa tocar. A esposa de Qualy, Anna Brisa, aparece na porta do cômodo com as duas filhas do casal para socorrê-lo.
A mulher parece não saber o que fazer, pergunta várias vezes o que está ocorrendo e cogita até estar sendo alvo de uma brincadeira de mau gosto. “O que está acontecendo, velho?”, questiona.
O artista não consegue se comunicar e um internauta, aparentemente o que registrou as imagens, interage pelo microfone. “Não, Anna, é sério. Ele teve um ataque epilético”.
Apesar do palpite, a mulher pareceu não saber que o marido é portador de algum transtorno convulsivo. De acordo com a Liga Brasileira de Epilepsia, a convulsão não é uma condição exclusiva dos portadores da doença.
Pedro se manifesta
Dois dias após o incidente, Pedro Qualy culpou a má alimentação e o estresse pela convulsão.
“Recebi milhares de mensagens de positividade. Pra ser sincero, nem sabia que era tão querido assim. Tive uma convulsão, família. Foi a primeira vez na minha vida, nunca tinha passado por isso. A gente chegou a conclusão que foi muito tempo jogando e aí quando acordei, já fui direto para o jogo de novo, não comi quase nada. Então foi estresse e má alimentação que me fizeram ter a convulsão”.
“Além dos hematomas, eu quebrei meu ombro. Então daqui a pouco já estou entrando na sala de operação pra gente consertar meu ombro e eu estar preparado pro show drive-in. Obrigado, família”, continuou o rapper, que passou praticamente 14 horas em uma plataforma de games antes da convulsão.
Causas
Convulsão é um distúrbio que se caracteriza pela contratura muscular involuntária de todo o corpo ou de parte dele, provocada por um aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas cerebrais. As convulsões podem ser de dois tipos: parciais ou focais, quando apenas uma parte do hemisfério cerebral é atingida por uma descarga de impulsos elétricos desorganizados; ou generalizadas, quando os dois hemisférios cerebrais são afetados.
Emoções intensas, exercícios vigorosos, determinados ruídos, músicas, abstinência por álcool e drogas, odores ou luzes fortes podem funcionar como gatilhos das crises convulsivas. Outras condições — febre alta, falta de sono, menstruação e estresse — também podem facilitar convulsões, mas não são consideradas gatilhos.
Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook
Vale salientar que convulsão não é sinônimo de epilepsia, que é uma doença específica em que pode ocorrer convulsões, mesmo na ausência de febre alta, pancadas na cabeça, derrames ou tumores cerebrais.
O médico Drauzio Varella indica os seguintes procedimentos caso você presencie alguém convulsionando:
♦ Deite a pessoa de lado para que não engasgue com a própria saliva ou vômito;
♦ Remova todos os objetos ao redor que ofereçam risco de machucá-la;
♦ Afrouxe as roupas;
♦ Erga o queixo para facilitar a passagem do ar;
♦ Não introduza nenhum objeto na boca, nem tente puxar a língua para fora;
♦ Leve a pessoa a um serviço de saúde assim que a convulsão passar.