Explosão de alta magnitude deixa Beirute com cenas de guerra e impressiona o mundo. Vídeos começaram a circular nas redes sociais na tarde desta terça-feira. Número de mortos ainda não foi divulgado
Uma grande explosão foi vista nesta terça-feira, 4, em Beirute, capital do Líbano. De acordo com o jornal israelense Haaretz, a explosão teria acontecido em uma fábrica de fogos de artifícios.
Ainda não há informações oficiais sobre mortos e feridos, e nem sobre o que causou a tragédia. De acordo com o jornal libanês The Daily Star, há dezenas de vítimas fatais e centenas de pessoas machucadas.
A Cruz Vermelha no Líbano disse que está recebendo milhares de chamadas em seu número de emergência e pediu para que apenas liguem para o número em casos graves.
Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ouvir um forte barulho, seguido por uma nuvem de fumaça que lembra o formato de cogumelo — comum em situações em que há explosão de bombas. A explosão mais forte parece ter acontecido depois de uma outra, mais fraca, que já chamada a atenção das pessoas, que começaram a filmá-la.
Há relatos também de danos causados em prédios vizinhos ao local que fica localizado na zona portuária da cidade. Segundo a rede televisiva libanesa LBCI, foi registrado danos na residência do ex-primeiro-ministro Saad Hariri, que fica no centro de Beirute.
Algumas emissoras de TV locais afirmam que a explosão ocorreu no porto de Beirute, dentro de uma área onde fogos de artifício eram armazenados.
A tragédia acontece num momento em que o país passa por uma crise econômica sem precedentes. Com uma dívida que chega a 170% do PIB, o governo não tem mais recursos nem para pagar as suas próprias contas de energia, telefone e internet.
Como resultado, as operadoras de celular reduziram a velocidade de conexão em vários lugares onde há repartições públicas. Também acabou o dinheiro para importar o combustível que gera a eletricidade. Resultado: boa parte das cidades está às escuras.
VÍDEOS:
Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook