Eleições 2020

Datafolha: Russomanno lidera em SP e Boulos aparece em 3º

Share

Datafolha: Celso Russomanno lidera ao repetir o bom desempenho do início de suas campanhas derrotadas em 2012 e 2016. Veja os números da nova pesquisa divulgada hoje

Imagem: Marcello Dias/Futura Press/Estadão

O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) lidera a primeira pesquisa do Datafolha para a eleição municipal de São Paulo com 29% das intenções de voto.

Atrás dele vem o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), com 20%. Em terceiro lugar empatam Guilherme Boulos (PSOL, 9%) e o ex-governador paulista Márcio França (PSB, 8%).

O Datafolha ouviu presencialmente 1.092 eleitores nos dias 21 e 22 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. 17% dizem que vão votar em branco ou nulo e 4% estão indecisos.

Russomanno costuma ‘largar’ bem durante campanhas eleitorais. Em 2012 e 2016, ele tinha 31% no início da campanha, segundo o Datafolha. Em ambos os casos, não chegou nem mesmo ao segundo turno.

Nove candidatos estão embolados na rabeira da disputa. Com 2% estão Jilmar Tatto (PT), Andrea Matarazzo (PSD), Arthur do Val (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU). Com 1% vêm Joice Hasselmann (PSL), Levy Fidelix (PRTB), Marina Helou (Rede), Orlando Silva (PC do B) e Filipe Sabará (Novo).

Veja os números da pesquisa estimulada:

Celso Russomanno — 29%
Bruno Covas — 20%
Guilherme Boulos — 9%
Márcio França — 8%
Jilmar Tatto — 2%
Andrea Matarazzo — 2%
Arthur do Val — 2%
Vera Lúcia — 2%
Joice Hasselmann — 1%
Levy Fidelix — 1%
Marina Helou — 1%
Orlando Silva — 1%
Filipe Sabará — 1%
Brancos e Nulos — 17%
Não sabem — 4%

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o prefeito Covas tem 8%, em empate técnico com Russomanno (5%) e Boulos (5%). Russomanno tem seu melhor desempenho entre as donas de casa (41%), os mais pobres (36%) e os evangélicos (37%) — o seu partido é um braço da Igreja Universal do Reino de Deus.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook