Com Osmar Terra internado, “cloroquina” explode na internet. Negacionista da pandemia, ex-ministro de Bolsonaro pregava que o medicamento sem comprovação científica seria a cura para a doença. Ele também previu que menos de mil pessoas morreriam por Covid-19
Ex-Ministro da Cidadania, Osmar Terra minimizou a gravidade da covid-19 desde que a pandemia começou. Recentemente ele foi infectado pela doença e agora está internado no Hospital da PUC, em Porto Alegre.
Osmar Terra anunciou que estava com covid-19 em 13 de novembro. Naquela oportunidade, ele disse que não tinha sintomas, mas começou a tomar hidroxicloroquina e ivermectina. Dez dias depois, o ex-ministro informou que precisará fazer novos exames e fisioterapia.
“Estou fazendo exames de avaliação e fisioterapia complementar no tratamento da Covid, no Hospital da PUC-RS, visando acelerar volta ao trabalho o mais breve possível”, afirmou Osmar Terra no Twitter.
As declarações de Terra sobre covid-19 sempre causaram polêmica. Em março, ele disse que os números da pandemia seriam menores que os casos de H1N1 no Brasil. Isso já foi superado, pois o país teve 3.500 casos de H1N1, mas já tem mais de 6 milhões de casos de covid-19.
Depois Osmar Terra previu que menos de mil pessoas morreriam e tentou adivinhar quando seria o pico da pandemia. Ele estipulou várias datas, que obviamente não se concretizaram. Por fim, o ex-ministro passou a defender o uso da hidroxicloroquina para curar a covid-19, algo que não tem eficácia comprovada por cientistas.
Nas redes sociais, a palavra “cloroquina” explodiu após a internação de Terra.