Confira as últimas pesquisas eleitorais feitas pelos principais institutos em todas as capitais do Brasil
Os institutos Ibope e Datafolha divulgaram, neste sábado, pesquisas sobre a intenção de voto nas eleições municipais nas principais cidades do Brasil. A votação para prefeito e vereador acontece neste domingo, 15 de novembro.
Os números abaixo levam em conta os votos válidos, descartados os eleitores que se disseram indecisos ou que votarão branco ou nulo.
O horário de votação foi ampliado neste ano de 7h às 17h devido à pandemia do coronavírus. Confira abaixo o resultado das pesquisas em todas as capitais do Brasil.
Região Norte
Rio Branco (AC)
A pesquisa mais recente divulgada pelo Ibope indica um empate técnico entre três candidatos na liderança da corrida eleitoral. Tião Bocalom (PP) lidera a pesquisa, divulgada na terça-feira, com 31% das intenções de votos válidos. Logo atrás deles estão o ex-petista e agora tucano Minoru Kinpara (PSDB), com 24%, e a atual prefeita, Socorro Neri (PSB), também com 24%. A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número AC-07015/2020.
Manaus (AM)
A pesquisa divulgada pelo Ibope na quarta-feira aponta para um empate técnico entre os ex-governadores do Amazonas, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante). Amazonino, que tenta comandar a Prefeitura pela quarta vez, aparece com 26% das intenções de voto válidos, enquanto Almeida tem 20%. Em terceiro lugar está o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), que tem 15%. A pesquisa mostra ainda que o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Coronel Menezes (Patriota) ocupa a sexta posição, com 9%. A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada junto à Justiça Eleitoral com o número AM-04545/2020.
Belém (PA)
O deputado federal e ex-prefeito Edmílson Rodrigues (PSOL) aparece na liderança da pesquisa Ibope neste sábado. Segundo o levantamento, ele tem 38% das intenções de votos válidos. Em segundo lugar há um empate técnico entre os candidatos Priante (MDB), apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB), com 17%, e Delegado Federal Eguchi (Patriota), com 13%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PA-02952/2020 e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Porto Velho (RO)
Na capital de Rondônia, o atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB) tenta a reeleição e lidera a pesquisa de intenção de voto mais recente do Ibope, divulgada na quarta-feira, com 38% das intenções de votos válidos. Na segunda colocação há um empate técnico entre cinco candidatos: Vinícius Miguel (Cidadania) tem 15%, Cristiane Lopes (PP) tem 14%, Dr. Breno Mendes (Avante) tem 9%, Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade) tem 7%, e Lindomar Garçon (Republicanos) tem 6%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e ela foi registrada com o número RO-09335/2020.
Boa Vista (RR)
O deputado federal Ottaci (Solidariedade), de oposição, e o vice-prefeito da capital Arthur Henrique (MDB) estão empatados, com 32% e 31% da intenção de votos válidos na última pesquisa Ibope. Eles devem ir juntos ao segundo turno. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e a pesquisa foi registrada sob RR-07759/2020.
Palmas (TO)
Apoiada pelo líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB), a candidata do PSDB Cinthia Ribeiro está na frente nas pesquisas. Atual prefeita, Cinthia assumiu o mandato após Carlos Amashta (PSB) ter renunciado ao cargo para disputar o governo do estado, tendo sido derrotado. Ela tem 42% das intenções de votos válidos, seguida por Eli Borges (Solidariedade), 11%; Tiago Amastha Andrino (PSB), 11%; Professor Júnior Geo (PROS), 10%; e Vanda Monteiro (PSL), 9%. A pesquisa foi divulgada na sexta-feira (13), sob o número TO-00369/2020.
Macapá (AP)
As eleições na capital do Amapá foram adiadas devido ao apagão que deixou o estado sem energia por vários dias seguidos. Na última pesquisa, divulgada nesta semana, o empresário Josiel Alcolumbre (DEM), irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), caiu nove pontos percentuais nas pesquisas de intenção de voto, passando de 35% para 26%. O ex-senador João Capiberibe (PSB) teve redução de 17% para 13% e está tecnicamente empatado com outros dois candidatos, Dr. Furlan (Cidadania) e Patrícia Ferraz (Podemos). O registro da pesquisa é AP-04406/2020.
Região Nordeste
Maceió (AL)
O candidato da família Calheiros, Alfredo Gaspar (MDB), lidera numericamente com 32% da intenção de votos válidos, seguido pelo deputado federal João Henrique Caldas (PSB), que tem 28%. O deputado estadual Davi Davino Filho (PP), que tem o apoio do deputado federal Arthur Lira (PP), aparece em terceiro, com 24%. Considerando a margem de erro de quatro pontos, os três estão empatados. A pesquisa Ibope foi divulgada na quarta-feira e está registrada no TSE com o número AL-00463/2020.
Salvador (BA)
O candidato do atual prefeito, ACM Neto, segue à frente da corrida. Em pesquisa Ibope divulgada neste sábado, Bruno Reis (DEM), vice-prefeito da cidade, tem 66% da intenção de votos válidos, maioria que deve assegurar a ele uma vitória no primeiro turno. A segunda colocada é Major Denice (PT), com 17%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro é BA-06193/2020.
Fortaleza (CE)
Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no sábado apontam para um segundo turno entre os candidatos dos irmãos Gomes, Sarto (PDT), e do presidente Jair Bolsonaro, Capitão Wagner (Pros). Considerando os votos válidos no Ibope e Datafolha, respectivamente, Sarto aparece com 32% nos dois institutos, Wagner com 30% e 31% e Luizianne Lins, candidata do PT, com 20% e 19%. Os levantamentos estão registrados no TSE com os números CE-07648/2020 (Ibope) e CE-00463/2020 (Datafolha).
São Luís (MA)
O candidato da oposição Eduardo Braide (Podemos) aparece isolado na dianteira das pesquisas, enquanto dois dos sete candidatos do governador Flávio Dino (PCdoB) tentam chegar ao segundo turno. A disputa pela segunda vaga está entre Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM). De acordo com pesquisa Ibope divulgada na sexta, Braide tem 41% dos votos válidos, enquanto Júnior e Evangelista aparecem com 19%. O número da pesquisa no TSE é MA-08294/2020.
João Pessoa (PB)
O ex-governador Cícero Lucena (PP) cresceu nas pesquisas no último mês e tem, na pesquisa Ibope divulgada neste sábado, 27% da intenção de votos válidos na capital da Paraíba. Em segundo lugar, com 19%, está Nilvan Ferreira (MDB), radialista líder de audiência e defensor de pautas bolsonaristas. Com uma margem de erro de quatro pontos percentuais, Nilvan está empatado tecnicamente com Ruy Carneiro (PSDB), que tem 16%. O registro da pesquisa no TSE é PB-09109/2020.
Recife (PE)
O candidato do PSB, João Campos, mantém a liderança na corrida à prefeitura, segundo pesquisas Datafolha e Ibope. Aliado do atual prefeito, Geraldo Julio (PSB), o filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos aparece com 34% dos votos válidos na primeira pesquisa e 39% na segunda. Os levantamentos, no entanto, trazem uma divergência sobre os possíveis adversários no segundo turno. No Datafolha, Marília Arraes (PT) aparece empatada tecnicamente com Mendonça Filho (DEM), ambos marcando, respectivamente, 25% e 23% dos votos válidos. Já no cenário do Ibope, a petista tem 26%, contra 18% do candidato do DEM. Delegada Patrícia Domingos, do Podemos, apoiada por Jair Bolsonaro, não disputaria o segundo turno, segundo as projeções. Ela marca 13% no Datafolha e 14% no Ibope. As pesquisas estão registradas no TSE sob os números PE-02565/2020 (Ibope) e PE-05321/2020 (Datafolha).
Teresina (PI)
Na capital do Piauí, o deputado estadual Dr. Pessoa (MDB), apoiado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, manteve a liderança no último Ibope, com 39% da intenção de votos válidos. Em segundo lugar, com 24%, está Kleber Montezuma (PSDB), apoiado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). Dr. Pessoa, porém, apresentou queda em relação à última pesquisa, quando tinha 44% das intenções de votos válidos. A pesquisa foi registrada com o número PI-02593/2020.
Natal (RN)
O candidato à reeleição, Alvaro Dias (PSDB), é o favorito para vencer já no primeiro turno, segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado. Ele aparece com 62% dos votos válidos, seguido por Senador Jean, do PT, com 10%, e Delegado Leocádio (PSL), com 8%. Hermano Morais (PSB) marca 6% e Kelpes (Solidariedade), 5%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número RN‐05478/2020.
Aracaju (SE)
O atual prefeito e candidato à reeleição, Edvaldo Nogueira (PDT), é o favorito na disputa, segundo pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira. Ele tem 42% dos votos válidos, segundo o instituto. Delegada Danielle (Cidadania), que se candidata pela primeira vez, está em segundo lugar, com 25% dos votos válidos. Rodrigo Valadares (PTB), que se diz o candidato de Jair Bolsonaro, marca 11%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número SE‐05332/2020.
Região Centro-Oeste
Goiânia (GO)
O candidato Maguito Vilela (MDB) aparece na liderança, com 33% dos votos válidos, e numericamente à frente de Vanderlan Cardoso (PSD), que marca 29%. Após ser infectado pela Covid-19 durante a campanha, Maguito foi internado e chegou a ser entubado. Ele não poderá votar e será representado pelo seu vice no domingo. A campanha do MDB diz que a evolução da recuperação é boa e que o político já se alimenta por via oral. Em terceiro lugar aparece a Delegada Adriana Accorsi, do PT, com 16%. O número da pesquisa no TSE é GO-03599/2020.
Cuiabá (MT)
O atual prefeito da cidade, Emanuel Pinheiro (MDB), está empatado tecnicamente com o vereador Abílio Moumer (Podemos). Abílio é apoiado pelo vice do atual prefeito, Niuan Ribeiro (Podemos), que rompeu politicamente com Pinheiro em julho e teve todo o seu gabinete exonerado. Na pesquisa Ibope, Abílio aparece com 32% das intenções de votos válidos, seguido por Pinheiro, que tem 31%; Gisela Simone (PROS), 16%; e Roberto França (Patriota), 14%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e a pesquisa foi divulgada na quinta-feira (12) e registrada sob o número MT-05359/2020.
Campo Grande (MT)
O atual prefeito, Marquinhos Trad (PSD) lidera com folga a disputa para a reeleição e pode vencer no primeiro turno, de acordo com a pesquisa Ibope mais recente, divulgada na quarta-feira. Ele conta com o apoio da ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM). Segundo o último levantamento, Trad tem 56% das intenções de votos válidos. O segundo colocado, o Promotor Harfouche (Avante), tem 11%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e o número de registro é MS-02582/2020.
Brasília (DF)
A capital federal não tem prefeito nem vereadores e, portanto, não tem eleições neste ano.
Região Sudeste
Vitória (ES)
Delegado Pazolini (Republicanos) cresceu de 20% para 27% da intenção de votos válidos na pesquisa Ibope divulgada neste sábado. Já Gandini (Cidadania), candidato apoiado pelo atual prefeito, Luciano Rezende (Cidadania), ficou estagnado com 26%, mesma porcentagem de João Coser (PT). Três candidatos, portanto, empatados em primeiro lugar, trazendo indefinição sobre quem irá para o segundo turno. O registro da pesquisa no TSE é ES-09100/2020.
Belo Horizonte (MG)
Pesquisas Datafolha e Ibope apontam que o atual prefeito Alexandre Kalil (PSD) deve se reeleger em primeiro turno com uma larga vantagem. No levantamento Ibope, Kalil aparece com 69% dos votos válidos, seguido por João Victor Xavier (Cidadania), com 11%. Já no Datafolha, Kalil tem 72% e Xavier 9%. Bruno Engler (PRTB), candidato de Bolsonaro, tem 6% no Datafolha e 4% no Ibope, e Rodrigo Paiva (Novo), candidato do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), tem 2% e 1%. Os levantamentos estão registrados no TSE com os números MG-02582/2020 (Datafolha) e MG-08302/2020 (Ibope).
São Paulo (SP)
O atual prefeito Bruno Covas (PSDB) aparece na liderança das pesquisas e deve ir ao segundo turno com Guilherme Boulos (PSOL), Márcio França (PSB) ou Celso Russomano (Republicanos), que disputam a segunda vaga. No Datafolha, Covas teve 37% dos votos válidos, Boulos, 17%, França, 14%, e Russomanno, 13%. Já o Ibope apontou Covas com 38%, Boulos, com 16%, e Russomanno e França empatados com 13%. As pesquisas foram registradas com os número SP-01587/2020 (Datafolha) e SP-09660/2020 (Ibope), e margens de erro de dois (Datafolha) e três (Ibope) pontos percentuais.
Rio de Janeiro (RJ)
A corrida pela prefeitura do Rio se afunilou na véspera do primeiro turno e segue com cenário indefinido, segundo pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas neste sábado. Eduardo Paes continua na liderança, com a preferência de cerca de um terço do eleitorado: 35%, de acordo com o Ibope, e 33% para o Datafolha. Mas seu adversário no segundo turno ainda é incerto. Nas duas pesquisas o segundo colocado numericamente é o atual prefeito Marcello Crivella (Republicanos), com 16% no Ibope e 18% no Datafolha. No Ibope, ele está tecnicamente empatado com Benedita da Silva (PT), 13%, e Martha Rocha (PDT), 11%. No Datafolha, Crivella está empatado com Martha, 13%, mas não com Benedita, que tem 10%. As duas pesquisas tem margem de erro de três pontos percentuais. As pesquisas estão registradas no TSE sob os números RJ-02939/2020 (Ibope) e RJ-08430/2020 (Datafolha).
Região Sul
Curitiba (PR)
No Paraná, os eleitores da capital devem reeleger o prefeito Rafael Greca (DEM) já no primeiro turno, de acordo com o Ibope. A pesquisa deste sábado apontou que ele lidera com 56% dos votos válidos. Na sequência, aparecem Goura (PDT), com 11%, e Fernando Francischini (PSL), com 8%. O levantamento foi registrado com o número PR-05712/2020 e a margem de erro é de três pontos percentuais.
Florianópolis (SC)
A pesquisa Ibope desde sábado aponta que o prefeito Gean Loureiro (DEM) tem 62% da intenção de votos válidos e deve ser reeleito no primeiro turno, neste domingo. Atrás dele, aparecem Professor Elson (PSOL), com 16%, Pedrão (PL), com 10%, e Angela Amin (PP), com 9%. O levantamento foi registrado com o número SC-00237/2020 e tem margem de erro de três pontos percentuais.
Porto Alegre (RS)
A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) apareceu com 40% da intenção de votos válidos na pesquisa Ibope divulgada neste sábado e deve ir ao segundo turno. Sebastião Melo (MDB) aparece com 25% e deve ser seu adversário, mas o atual prefeito, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), tem chances de desbancá-lo, com 17%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. O levantamento foi registrado com o número RS-02998/2020.
Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook