Primeira pesquisa do Ibope no 2º turno das eleições no Recife mostra virada de Marília Arraes (PT) sobre o primo João Campos (PSB). Apesar da disputa em família, candidatos não têm poupado ataques. Veja os números
Pesquisa do Ibope divulgada para o segundo turno no Recife mostra que Marilia Arraes (PT) aparece numericamente à frente na disputa, com 45% das intenções de votos. João Campos (PSB) tem 39%. Brancos e nulos somaram 15%. Não sabem ou não responderam foram 1%.
A pesquisa do Ibope também apontou as intenções espontâneas de voto. Neste caso, os entrevistados respondem em quem pretendem votar, mas sem que lhe sejam apresentados nomes dos candidatos. O resultado ficou da seguinte forma: Marília 41% e Campos 37%.
Campos venceu a eleição no primeiro turno. Ele obteve 29,1% dos votos válidos (233 mil) contra 27,9% (223 mil) de Marília.
Foram entrevistadas 1.001 pessoas, presencialmente, entre os dias 16 e 18 de novembro. A pesquisa Ibope tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro de 3 pontos.
Ataques
Apesar do parentesco (Marília e João são primos de segundo grau), os candidatos não têm poupado ataques na campanha. Logo após a definição do primeiro turno, a candidata petista correu para o Facebook dizer que não tinha dúvida de que “o amor vai vencer a política do ódio, da mentira e do dinheiro”.
O dinheiro, no caso, era uma provocação não muito barata ao primo rico, que conseguiu do fundo eleitoral quase o triplo das verbas acessadas pela prima, que fez uma campanha mais humilde até aqui.
Na disputa pela prefeitura do Recife, a campanha de João Campos tem o suporte de duas gigantes máquinas públicas: a do governo do estado de Pernambuco e a da própria prefeitura da capital.
INTENÇÃO DE VOTO RECIFE
Marília Arraes (PT): 45%
João Campos (PSB): 39%
Em branco/nulo: 15%
Não sabe/não respondeu: 1%
VOTOS VÁLIDOS (EXCLUÍDOS BRANCOS E NULOS)
Marília Arraes (PT): 53%
João Campos (PSB): 47%
Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
SEGMENTOS
De acordo com o Ibope, Marília Arraes se destaca entre eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos (54%). As menções à petista também evoluem conforme cresce o grau de instrução do entrevistado, visto que conquista 38% entre os menos escolarizados, indo para 49% entre os mais instruídos.
Já as intenções de voto em João Campos aumentam conforme diminui o grau de instrução e renda do entrevistado: tem 52% entre eleitores com ensino fundamental, recuando para 33% entre os que têm ensino superior.
Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook