Notícias

Amadores decifram mensagem do Assassino do Zodíaco que nem FBI conseguiu

Share

Mensagem de serial killer enviada há décadas não foi decifrada nem mesmo pelo FBI. Assassino é um dos mais famosos de todos os tempos, ganhou filme de Hollywood, jamais foi capturado e seus crimes nunca foram solucionados

Um dos mais famosos assassinos em série voltou ao noticiário internacional nesta segunda-feira (14) após uma equipe de amadores conseguir decifrar mensagens escritas por ele que nem mesmo o FBI foi capaz de solucionar.

O ‘Assassino do Zodíaco’ aterrorizou o norte da Califórnia (EUA) com mortes nunca solucionadas. Os crimes aconteceram entre os anos de 1968 e 1969.

“O FBI está ciente de que uma cifra atribuída ao Assassino do Zodíaco foi recentemente resolvida por cidadãos de maneiras particulares”, disse a divisão de San Francisco do FBI em um comunicado. “Devido à natureza contínua da investigação e em respeito às vítimas e suas famílias, não forneceremos comentários adicionais neste momento”, completou a nota.

A mensagem codificada, conhecida como cifra 340, nomeada assim por conta de seus 340 caracteres, foi enviada ao jornal San Francisco Chronicle em 1969 e foi resolvida por uma equipe de decifradores amadores da Austrália, Bélgica e Estados Unidos, informou o jornal.

“Espero que você esteja se divertindo muito tentando me pegar. Não fui eu no programa de TV, o que traz um ponto sobre mim. Não tenho medo da câmara de gás porque ela vai me mandar para o paraíso mais cedo, porque agora tenho escravos suficientes para trabalhar para mim”, dizia a mensagem, em tradução literal, de acordo com a equipe.

O Assassino do Zodíaco virou até filme de Hollywood e enviou várias cartas com criptogramas para as autoridades policiais e para a imprensa norte-americana, mas em 1974 passou a ficar em silêncio e até hoje não foi capturado.

Investigadores atribuem a ele pelo menos cinco assassinatos, mas existe a possibilidade de que o número total de vítimas seja superior a 30. Com a falta de precisão no número de vítimas, a incapacidade de decifrar suas cartas criptografadas e a falha na busca de suspeitos, o caso é considerado como o crime perfeito.

Em janeiro de 1974, o assassino em série enviou uma curiosa carta ao jornal San Francisco Chronicle. Nela, relatou ter ido assistir ao filme ‘O Exorcista’, e classificou o filme como a “melhor comédia satírica” que já havia visto. No mesmo texto, ele escreve a seguinte nota: Eu = 37, SFPD = 0, dando a entender que já havia feito 37 vítimas enquanto a polícia de San Francisco não conseguia fazer nada para detê-lo

Em abril de 2004, o Departamento de Polícia de São Francisco marcou o caso como inativo, mas o reabriu após março de 2007. O caso está aberto até hoje em outras jurisdições.

Carta que já havia sido decifrada

Apenas uma carta do Assassino do Zodíaco havia sido anteriormente decifrada. Na década de 1970, um casal de professores quebrou um código de 408 símbolos do serial killer a partir de uma análise de frequência.

Nesse método, é feita uma contagem dos símbolos que mais aparecem na mensagem cifrada. Em seguida, usando uma tabela das letras mais usadas na língua (no caso, inglês), é feito um processo de tentativa e erro substituindo os símbolos mais usados pelas letras mais usadas. Por exemplo, na língua inglesa, a letra mais comum é o E. Já no português é A.

O casal foi substituindo as letras gradativamente. Quando encontravam uma substituição que fazia sentido, ou seja, parecia formar uma palavra, isso servia para encontrar outras letras. Ainda assim, o processo foi trabalhoso: o código era homófono, ou seja, com mais de um símbolo para a mesma letra. Fora a falta de pontuação e os erros ortográficos.

Eis a mensagem decifrada na época:

I LIKE KILLING PEOPLE BECAUSE IT IS SO MUCH FUN IT IS MORE FUN THAN KILLING WILD GAME IN THE FORREST BECAUSE MAN IS THE MOST DANGEROUE ANAMAL OF ALL TO KILL SOMETHING GIVES ME THE MOST THRILLING EXPERENCE IT IS EVEN BETTER THAN GETTING YOUR ROCKS OFF WITH A GIRL THE BEST PART OF IT IS THAE WHEN I DIE I WILL BE REBORN IN PARADICE AND ALL THEI HAVE KILLED WILL BECOME MY SLAVES I WILL NOT GIVE YOU MY NAME BECAUSE YOU WILL TRY TO SLOI DOWN OR ATOP MY COLLECTIOG OF SLAVES FOR MY AFTERLIFE.

“Eu gosto de matar gente porque é tão divertido. É mais divertido que matar animais selvagens na floresta porque o homem é o animal mais perigoso de todos. Matar coisas me dá a experiência mais prazerosa, é ainda melhor que ficar com uma garota. A melhor parte é que, quando eu morrer, eu irei renascer no paraíso e todos aqueles que eu matei se tornarão meus escravos. Eu não te darei meu nome porque você tentará me atrasar ou me impedir de colecionar escravos para meu pós-vida”

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook