Como votaram os deputados do PT na decisão de apoio a Baleia Rossi
27 a 23: bancada do PT na Câmara ficou praticamente dividida ao deliberar sobre o apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB). Veja como votou cada deputado
A bancada do PT na Câmara dos Deputados reuniu-se hoje (4) e deliberou sobre o posicionamento do Partido na eleição para a presidência da Mesa Diretora.
Por 27 votos a favor, prevaleceu o apoio a Baleia Rossi (MDB). A favor da candidatura própria, votaram 23 parlamentares.
Um resultado que não confirma as informações públicas dadas por dirigentes do Partido e da bancada, sempre sinalizando ampla maioria a favor da candidatura do bloco do Maia.
A seguir, confira como votaram os deputados petistas.
Pelo apoio ao deputado Baleia Rossi no primeiro turno:
1. Airton Faleiro
2. Alencar Santana Braga
3. Alexandre Padilha
4. Benedita da Silva
5. Beto Faro
6. Carlos Veras
7. Carlos Zaratini
8. Enio Verri
9. Erika Kokai
10. Gleisi Hoffmann
11. João Daniel
12. José Airton Félix Cirilo
13. José Guimarães
14. Leo de Brito
15. Leonardo Monteiro
16. Marília Arraes
17. Merlong Solano
18. Nilto Tatto
19. Patrus Ananias
20. Paulão
21. Paulo Guedes
22. Paulo Pimenta
23. Professora Rosa Neide
24. Rejane Dias
25. Rubens Otoni
26. Valmir Assunção
27. Vicentinho
Pela candidatura própria/esquerda:
1. Afonso Florense
2. Arlindo Chinaglia
3. Bohn Gass
4. Célio Moura
5. Frei Anastacio Ribeiro
6. Helder Salomão
7. Henrique Fontana
8. Jorge Solla
9. José Ricardo
10. Joseildo Ramos
11. Marcon
12. Maria do Rosário
13. Natália Bonavides
14. Odair Cunha
15. Padre João
16. Paulo Teixeira
17. Pedro Uczai
18. Reginaldo Lopes
19. Rogério Correia
20. Rui Falcão
21. Waldenor Pereira
22. Zé Carlos
23. Zeca Dirceu
Abstenção:
Zé Neto
Eleição na Câmara
O PT foi o penúltimo partido de esquerda a tomar uma decisão sobre a eleição na Câmara. Antes, PDT, PCdoB, PSB e Rede na já haviam decidido apoiar o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Casa. Apenas o PSOL ainda não se manifestou oficialmente.
Se o bloco formado em torno da candidatura de Baleia vencer, o PT deve ficar com a primeira secretaria da Câmara, responsável por decisões administrativas, como a organização das despesas da Casa.
Com o anúncio desta segunda-feira, o deputado Baleia Rossi tem uma aliança de 11 partidos (MDB, DEM, PSDB, PT, PSL, PCdoB, PSB, Rede, PDT, Cidadania e PV).
O grupo de partidos que deve apoiar Baleia soma 268 deputados, que ultrapassa em 11 o número mínimo de deputados para eleger em primeiro turno o presidente da Câmara.
Já o bloco do candidato de Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL) – PP, Solidariedade, PL, PSD e Avante – soma 205 votos. No entanto, o voto é secreto e o cenário pode se inverter caso haja traições.
Compromissos
O PT divulgou uma lista de compromissos assumidos por Baleia Rossi. Apesar da pressão de alguns parlamentares, a promessa de tramitação do impeachment de Jair Bolsonaro não entrou no acordo. Veja os compromissos assumidos:
– a renda emergencial e/ou a ampliação do Bolsa Familia;
– a geração de emprego e o fim do arrocho salarial;
– a segurança alimentar, com apoio à agricultura familiar e assentamentos da Reforma Agrária, garantido comida barata ao povo.
— tributos sobre a renda dos mais ricos;
— defesa dos direitos das classes trabalhadoras, com liberdade para organização e modernização de entidades sindicais.
As diferenças entre Lira e Baleia Rossi são mínimas. Ambos alinhados com as propostas de Bolsonaro e sobre as principais pautas de direitos civis. O que muda é um ser cavalo do ex-capitão e outro da direita tradicional. Vale a pena ser linha auxiliar de um contra o outro?
— Breno Altman (@brealt) January 4, 2021
Bolsonaro terá duas chances de melhorar sua posição na Câmara: a primeira, se vence Lira; a segunda, caso triunfe Baleia Rossi, cooptando Temer e o MDB para sua base. Aliás, sabiam que o líder do governo no Senado é do MDB, partido presidido por Baleia?
— Breno Altman (@brealt) January 4, 2021
Ao menos quatro deputados vinculados a tendências da esquerda petista votaram pelo apoio a Baleia Rossi: Valmir Assunção, João Daniel, Carlos Zaratini e Paulo Pimenta. Na prática, decidiram o placar em favor das correntes que atualmente formam maioria no diretório nacional.
— Breno Altman (@brealt) January 4, 2021
Três deputados da corrente majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB) votaram por candidatura própria no primeiro turno das eleições para a presidência da Câmara: Zeca Dirceu, Reginaldo Lopes e Odair Cunha.
— Breno Altman (@brealt) January 4, 2021
com informações da Agência PT