Nota do clube militar diz que "brasileiro tem saudade da ditadura" e provoca reações
Texto assinado pelo general Eduardo José Barbosa, presidente do Clube Militar, afirma categoricamente que o povo brasileiro sente “saudades” da ditadura. As reações foram imediatas
A confirmação da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), pela Câmara dos Deputados, gerou uma forte reação do Clube Militar.
Em nota divulgada na sexta-feira 19, o presidente da associação, general Eduardo José Barbosa, cobra tratamento semelhante a políticos de esquerda e a jornalistas.
“Por que outros pronunciamentos semelhantes, porém ditos por políticos e jornalistas de centro esquerda não são tratados como crime?”, questiona o texto que traz nove perguntas.
Fique por dentro: O golpe está cada vez mais próximo e será difícil evitá-lo
No documento, o general cita a facada de Adélio Bispo no presidente Jair Bolsonaro e pergunta se “é crime quando uma grande parcela da população tem saudades do regime militar?”
Leia abaixo a nota na íntegra:
O PENSAMENTO DO CLUBE MILITAR
Sem entrar no mérito das palavras dirigidas aos integrantes do STF, pelo Deputado Daniel Silveira, colocamos aqui algumas reflexões:
1. Por que outros pronunciamentos semelhantes, porém ditos por políticos e jornalistas de centro esquerda não são tratados como crime?
2. Por que ameaças abertas contra a vida do Presidente da República não são também tratadas como crime inafiançável?
3. Por que a liberdade de expressão só se aplica a esses mesmos indivíduos de centro esquerda?
4. Por que esses supostos crimes praticados pelos apoiadores do Presidente recebem alta prioridade nas investigações, enquanto crimes cometidos por aliados ideológicos ou denúncias contra os próprios Ministros
do STF ficam sem investigação ou aguardando a prescrição?
5. Por que o Ministro Marco Aurélio ameaçou os Deputados, dizendo que em caso de relaxamento da prisão do Deputado Daniel Silveira eles prestariam contas com o povo, nas urnas, em 2022? Quem informou ao ilustre ministro que a população apoia as arbitrariedades do STF?
6. Por que os ilustres Ministros do STF pensam que apoiar o Regime Militar que foi instaurado a partir de 1964 é crime quando uma grande parcela da população tem saudades daquela época? A Democracia que temos hoje no Brasil começou em 1964….
7. Por que os amparados pelo Poder Judiciário continuam sendo os criminosos já condenados? Esses, em sua grande maioria, enquanto puderem sustentar os melhores advogados, jamais cumprirão suas penas, podendo, inclusive, realizar passeios fora do Brasil, enquanto os que usam suas línguas para falar não podem nem sair de casa (os de direita, é claro).
8. Por que os equipamentos do Adelio e de seus aliados não são periciados?
9. Finalmente, para não citar outras dezenas de exemplos, o crime propalado pelo STF e seus aliados de esquerda é referente a ameaças verbais, ou, na realidade, é por ser o acusado apoiador daquele que foi eleito pelo povo para governar o Brasil?
Confira a repercussão que a nota causou nas redes sociais e levou “Clube Militar” aos assuntos mais comentados do Twitter:
A propósito. O “Clube Militar”’ soltou uma nota confirmando que o Clube Militar segue com a certeza que o Brasil é um Clube dos Militares. https://t.co/AgQOeCbkpa
— Bob Fernandes (@Bob_Fernandes) February 20, 2021
Lendo essa nota do Clube Militar, só me lembro que:.
– mais de 5 mil generais de pijama recebem mais de 30 mil/mês;
– filhas “solteiras” dos mílicos recebem mais de 5 bilhões/ano;
– picanha, bacalhau, cerveja, vinho e leite condensado;
– pintura de meio fio…Algo mais? pic.twitter.com/6qoXXhWVHp
— Wagner… Esperança🚩 (@WagnerEsperanca) February 20, 2021
O tal “pensamento” do Clube Militar é nada mais do que o velho autoritarismo do generalato golpista do Brasil, múmias da guerra fria que, por terem sido livradas de responsabilidade pelos seus crimes na ditadura de 64, continuam se sentindo à vontade para coagir as instituições. pic.twitter.com/fBob1vMSIV
— Carlos Latuff (@LatuffCartoons) February 20, 2021
A nota do Clube Militar é uma vergonha. São as viúvas da ditadura que ainda sonham em reconstruir 1964. Mais uma afronta ao Estado Democrático de Direito!
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) February 20, 2021
A nota do Clube Militar é vergonhosa. Alguns militares pensam que ainda vivem em 1964. Têm horror à democracia. A defesa que o Clube faz do fascista Daniel Silveira e do governo miliciano de Bolsonaro atesta não só a mentalidade retrógrada, mas a persistência da vocação golpista.
— Ivan Valente (@IvanValente) February 20, 2021
Viúvas da ditadura se arvoram contra o STF apoiando deputado bolsonarista que fez apologia à ditadura. Em nome da democracia, o Clube Militar tem q ficar onde está, na reserva e fora da vida pública. É hora de compromisso c/ o desenvolvimento e os verdadeiros interesses do país.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 20, 2021
Vamos questionar o Clube Militar:
A) Pq não pediu punição para os militares que deram mais de 80 tiros em um carro e mataram 2 pessoas?
B) Pq não questionou as Forças Armadas pelo picanha, cerveja e o uísque, enquanto 10 milhões passam fome?
C) Pq não falam da atuação d Pazuello?— Cidadão Democrático 😷🤝 (@helder_rsilva) February 20, 2021
A nota do Clube Militar revela a sua partidarização, a ausência de uma visão democrática e a total adesão ao projeto genocida do atual presidente.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) February 20, 2021
o que faria o clube militar se “políticos e jornalistas de centro-esquerda” xingassem generais e os ameaçassem de porrada, como fez o deputado de extrema direita que eles defendem? pic.twitter.com/VcUrjAlgmB
— cynara menezes (@cynaramenezes) February 20, 2021
Povo? Só a a bolha de extrema direita, presa às redes de fake news bolsonaristas. A nota mostra que esses idosos do clube militar estão ultrapassados e ainda vivem em um cenário de ditadura do período da guerra fria. As novas turmas precisam de melhor treinamento e atualização.
— Vinicios B (@mb_vinicios1) February 21, 2021
Esse é o tipo de documento que tem que imprimir e limpar a bunda depois. O pensamento do clube militar…seria melhor dizer: “o pensamento dos bolsominions militares?”.
— Adailson (@adailson282) February 21, 2021
Clube Militar soltou uma nota de indignação.
FIM.— paulo eneas (@pauloeneas) February 20, 2021
Li por aí que o Clube Militar deveria solicitar registro no TSE.
Há muito tempo atua como partido político— Luciano Zambrotti (@lgzambrotti) February 21, 2021
Saiba mais: Apenas a intervenção civil pode acabar com a alienação nas Forças Armadas
Clube militar é o lugar onde reúne cortadores de grama e pintores de meio fio?
— VÉIO DA VAN 🔴🇧🇷 (@VeioHavana) February 21, 2021
Olha uma reunião do CLUBE MILITAR pic.twitter.com/lAM9D3nUSi
— Seu Doda (@SeuDoda) February 21, 2021
Me lembro que há vinte anos o tal Clube Militar também era fonte de declarações golpistas de saudosos da ditadura. Eles se aposentam e vão para lá falar mal da democracia. Por isso acredito que não existe um único oficial graduado das FA que não tenha saudades da “Redentora”.
— Luis Roberto Beolchi (@BeolchiLuis) February 21, 2021
A nota do Clube Militar é um grande conjunto de estrume… Apenas se esquecem que o senhor que resolveu pedir AI-5 é um Deputado Federal e não um cidadão comum. O que torna suas palavras gravíssimas.
— Ernani Paiva (@NaniVP) February 21, 2021
Clube Militar é cão que ladra e não morde. Reflexões ou questionamentos a que ninguém deverá responder em nada colaboram para a solução do autoritarismo que se robustece a cada decisão do STF.
— manrel (@man_rel) February 21, 2021
O Clube Militar e seus integrantes não me representam. Eu não sinto saudades da época da ditadura. Não sou e nem faço parte desta maioria a que se referes. #DemocraciasimDitadurajamais
— 🚩ﻱ♥Ivaneida Xavier (@neidamx) February 21, 2021
Mano, a nota do clube militar é puro cinismo. paporra que aquele bando de milico de pijama nao sabe dos esquemas dos bolsonaros e bolsonaristas.
— Mil faces de um homem leal (@MazinhoPereira) February 21, 2021
Clube militar é um asilo onde generais decrépitos se reunem pra tomar cerveja e assar picanha as nossas custas??
— Dom Quixote o antifascista de Alma Feminina🏳️🌈 (@quixote_o) February 21, 2021
Só Freud para explicar a esquerda viralizando manifesto do clube militar…
Mistura de masoquismo com necrofilia,
Tesão por generais de pijama!— Roberto Ponciano (@RobertoPonciano) February 21, 2021
Clube militar é mais uma dessas agremiações fascistas de gente que já deveria ter sido enterrada de alguma forma… https://t.co/FYIkL40ywf
— Felipe Muller (@FelipeGauchoPT) February 21, 2021
Com CartaCapital e DCM