Senadora do PSL pede fim de ‘racismo e xenofobia contra brancos’
Vergonha alheia: Senadora do PSL pede fim do ‘racismo e xenofobia contra brancos’
Fabíola Salani, Revista Forum
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) disse nesta quarta-feira (10), durante sessão do Senado, que “racismo e xenofobia contra brancos e asiáticos” não “podem ser aceitos”.
A declaração foi dada durante a votação do projeto que confirmou adesão do Brasil à Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.
Soraya foi orientar a bancada do PSL na casa – formada por ela e por Major Olímpio, de São Paulo – sobre como votar.
Leia: Entenda, definitivamente, por que “racismo reverso” não existe
De acordo com o jornal O Globo, ela disse: “O PSL obviamente orienta ‘sim’ e lembra que é contra toda e qualquer forma de intolerância, lembrando também que não podemos aceitar racismo nem xenofobia contra brancos e asiáticos, enfim, etc., etc., etc. Hoje o que nós mais temos visto nas redes sociais… Parece que as pessoas ganham um outro caráter quando estão em frente a um computador ou teclando num celular, abusam do direito de liberdade de expressão”.
A fala repercutiu
Nesta quinta-feira (11), o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), recomendou, pelo Twitter, que a senadora leia o livro “Escravidão”, de Laurentino Gomes. O parlamentar afirmou que a obra “retrata a crueldade praticada contra os negros”. Para ele, a leitura pode fazê-la “aprender o verdadeiro significado da palavra ‘racismo’”.
Senadora @SorayaThronicke , recomendo à senhora a leitura do livro “Escravidão”, de @laurentinogomes , que retrata a crueldade praticada contra os negros, para aprender o verdadeiro significado da palavra “racismo”. @laurentinogomes
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) February 11, 2021
Racismo reverso
Nesta semana, o deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ) apresentou uma notícia-crime contra Lumena, participante do BBB21, na Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Isso porque, a seu ver, a “sister” teria praticado racismo reverso ao chamar Carla Diaz de “desbotada”.
A ação do parlamentar foi motivada pela Prova do Anjo, realizada no último sábado (6). Depois da disputa, Lumena afirmou que Carla Diaz é “sem melanina”, “desbotada” e tem “olho de boneca assassina”.
Para o deputado, a fala de Lumena é uma “ofensa generalizada à raça branca”.
Leia também:
Quatro participantes do BBB podem responder pelo crime de Vilipêndio Religioso
Filho de Arlindo Cruz vai processar Nego Di por piada maldosa sobre seu pai
Esposa de Projota diz que filha de 1 ano foi “jurada de morte”
“Olha a cara dele de demônio”: Globo não veiculou xingamentos contra Lucas