O estudante de medicina não tinha comorbidades e já havia tomado a primeira dose da Coronavac. Ele publicou uma foto comemorando o feito. Infelizmente, o jovem ainda não tinha recebido a segunda dose da vacina, o que garantiria a imunização
A pandemia do coronavírus continua devastando o Brasil e provocando diariamente histórias tristes. No interior de São Paulo, Antonio Francisco Bertocco Júnior, estudante de medicina de 33 anos, morreu em decorrência da Covid-19 após ficar cinco dias internado em uma UTI. As informações são do portal UOL.
Bertocco era morador da pequena Avanhadava, a 479 km da capital, mas foi internado na vizinha Penápolis, já que o município onde residia não possui hospital adequado para tratar da doença.
De acordo com o UOL, ele teve sintomas leves e ficou internado na enfermaria da Santa Casa, onde esteve permaneceu por 15 dias. No último dia 3, após piora, ele precisou ser transferido para a UTI.
“No domingo (7) houve necessidade de intubação orotraqueal. [O quadro clínico] continuou com piora severa e progressiva, e evoluiu para óbito ontem”, explicou o diretor técnico da Santa Casa, Sidnei Albregard.
Jovem, o estudante de medicina não tinha comorbidades graves e já havia sido imunizado com a primeira dose da Coronavac em fevereiro. Ele publicou uma foto em uma rede social, comemorando o feito e mostrando o cartão de imunização.
Infelizmente, Bertocco ainda não havia tomado a segunda dose do imunizante, não desenvolvendo inteiramente os anticorpos necessários para se proteger completamente da Covid-19.
A causa da morte foi registrada como “colapso respiratório por intensa atividade inflamatória, pós Covid-19”.
Atualmente estudando medicina, Bertocco era formado em enfermagem e história e já havia atuado como professor na rede pública de ensino.
A Fundação Educacional de Penápolis, instituição onde Bertocco Júnior fazia a graduação médica, usou as redes sociais para lamentar o óbito.
“Não tendo palavras para expressar os nossos sentimentos, prestamos nossas condolências aos familiares e amigos”, publicou.