Por que a Finlândia é o país mais feliz do mundo pelo 4º ano seguido?
Ranking dos países mais felizes do mundo foi divulgado na última semana
Nossa Viagem
A Finlândia ocupou em 2020, pela quarta vez consecutiva, o primeiro lugar na lista dos países mais felizes do mundo. O relatório, criado com base nos dados do Gallup World Poll, conta ainda com a Islândia e Dinamarca em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
O Relatório de Felicidade Mundial 2021, como é nomeado, foi compilado de forma diferente nos últimos doze meses em consequência do coronavírus.
Os pesquisadores não só não conseguiram realizar entrevistas cara a cara em vários países, como também tiveram que mudar totalmente algumas das análises, concentrando-se na relação entre o bem-estar e a covid-19.
“Precisamos aprender urgentemente com a covid-19“, disse o co-editor do relatório Jeffrey Sachs, professor e diretor do Centro para Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia.
“A pandemia nos lembra de nossas ameaças ambientais globais, a necessidade urgente de cooperar e as dificuldades de alcançar a cooperação em cada país e globalmente.”
O relatório foi baseado principalmente nos níveis de PIB, expectativa de vida, generosidade, apoio social, liberdade e renda de corrupção, desde que foi lançado em 2012.
Os pesquisadores dizem que não é nenhuma surpresa que a Finlândia tenha mantido a posição de liderança mais uma vez, já que o país nórdico sempre teve uma classificação elevada quando se trata de confiança mútua.
A confiança é reconhecida como um dos principais fatores que ajudaram a proteger as pessoas durante a pandemia, assim como a confiança nos governos.
Leia também:
“Chega de frescura. Vão chorar até quando?”, diz Bolsonaro após recorde de mortes
280 mil brasileiros morreram de ‘mimimi’ e de ‘frescura’
Fiocruz: “Brasil enfrenta maior colapso sanitário de sua história”
Por exemplo, a taxa de mortalidade no Brasil era significativamente maior do que a de Singapura, um fato que o relatório atribuiu parcialmente à diferença na confiança pública nos governos de cada país.
O Brasil ocupou o 41º lugar na lista, à frente de países como China (52º), Portugal (53º) e Colômbia (54º).
Observa-se, por fim, que as Américas e a Europa tiveram muito mais fatalidades por covid-19 do que o Leste Asiático, Oceania e África.
Veja o Top 20:
1) Finlândia
2) Islândia
3) Dinamarca
4) Suíça
5) Holanda
6) Suécia
7) Alemanha
8) Noruega
9) Nova Zelândia
10) Áustria
11) Israel
12) Austrália
13) Irlanda
14) Estados Unidos
15) Canadá
16) República Tcheca
17) Bélgica
18) Reino Unido
19) Taiwan
20) França