Medidas extremas foram anunciadas após colapso total nos sistemas público e privado de saúde. Sem vagas nos hospitais, as pessoas podem morrer em casa
A prefeitura de Ribeirão Preto anunciou nesta terça-feira (16) um lockdown para tentar conter o avanço da Covid-19. A circulação de pessoas na cidade será permitida apenas para prestadores de serviços essenciais ou para os que justificarem uma necessidade emergencial. A medida entra em vigor amanhã e terá validade de apenas cinco dias.
O serviço de transporte coletivo na cidade será interrompido. Somente atividades consideradas essenciais continuarão funcionando, mas com maiores restrições. Supermercados e padarias, por exemplo, só poderão funcionar no sistema de delivery.
Segundo o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), as medidas são necessárias para superar o “momento de extrema gravidade” vivenciado pela cidade. A taxa de ocupação de UTIs é de 100%. Os sistemas público e privado de saúde entraram em colapso e as unidades de saúde não conseguem mais receber pacientes — o que faz com que as pessoas morram em casa.
Duarte Nogueira ainda disse que conversou com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), antes de tomar as medidas de restrição. A cidade do interior paulista foi a primeira do estado de São Paulo a adotar lockdown diante do colapso do sistema de saúde por causa da covid-19.
SAIBA MAIS: Araraquara: o que aconteceu com a cidade que adotou ‘lockdown de verdade’
Duarte Nogueira afirmou que uma nova avaliação será feita ao fim do período de cinco dias, com possibilidade de adaptações na próxima segunda-feira. “Teremos uma região expandida com medidas de distanciamento e emergenciais até o próximo domingo, que é o tempo que vamos levar para avaliar como é que vai se comportar a doença”, disse.
Veja o que pode funcionar em Ribeirão Preto:
♦ hospital
♦ UPA
♦ serviços de saúde
♦ farmácias
♦ delivery de alimentação, supermercados, hortifruti e entrega de gás (30%)
♦ delivery de alimentação e restaurantes (50%)
♦ coleta de lixo
♦ cemitérios
♦ postos de gasolina em horário reduzido (das 6h às 20h)
♦ autoatendimento presencial exclusivamente em agências bancárias
♦ serviço de transporte de mercadorias de outros municípios com destino a cidade ou o contrário
O que não pode funcionar:
♦ bancos – atendimento presencial – e lotéricas
♦ transporte coletivo
♦ escolas
♦ comércio de rua e shoppings
♦ lojas de conveniência
♦ salões de cabeleireiro e outros equipamentos de estética
♦ academias e clubes
♦ serviços públicos
♦ praças e parques
♦ treinos de equipes de alto rendimento esportivo
VEJA TAMBÉM: Nova Zelândia faz lockdown após descoberta de um único caso de Covid-19