Vídeo mostra o militar realizando manobra de reanimação e salvamento para ajudar o bebê a voltar a respirar
Um bebê que nasceu há apenas seis dias foi salvo de um engasgo por um policial militar rodoviário em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (24), mas só foi divulgado na noite desta terça (25). A ação foi flagrada pela câmera de segurança de um estabelecimento comercial.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), militares que faziam uma operação na MGC-418 foram surpreendidos com a chegada de uma jovem de 20 anos que, chorando, pediu ajuda a eles.
A moça estava com o filho recém-nascido nos braços. Ele havia engasgado e não estava respirando. Segundo os policiais, a pele dele já começava a apresentar um tom azulado.
As imagens da câmera do local mostram o policial se sentando rapidamente em uma cadeira do comércio e iniciando as manobras de reanimação no bebê. Ele vira o menino com a barriga para baixo, segurando o corpo com a mão esquerda, enquanto bate devagar nas costas com a direita. O bebê começa a voltar a se mexer e ele continua o procedimento.
Leia: “A maconha que eu tanto condenava hoje salva a minha filha”, diz coronel da PM
O sargento Leandro Lemos realizou manobra de reanimação e salvamento para ajudar o bebê a voltar a respirar, de acordo com os treinamentos recebidos.
“Foi necessário que nós realizássemos a manobra por três vezes, haja vista que nas duas primeiras tentativas de reanimação dessa criança, ela não recobrou os sinais vitais”, disse o sargento.
Toda a ação é acompanhada pelos pais da criança e outras testemunhas.
A mãe do recém-nascido chega a se ajoelhar no chão, enquanto o policial realiza a manobra.
“Mantendo a calma, nós iniciamos uma terceira etapa de manobras, ocasião em que nós logramos êxito que essa criança recobrou seus sinais vitais, recuperando os movimentos de respiração e apresentando, novamente, uma coloração natural na sua face”, disse o policial.
O vídeo também mostra o militar desapertando a roupinha do bebê. Após a repetição das manobras, ele voltou a respirar.
Assista ao vídeo:
Ele foi encaminhado ao pronto-socorro do município para atendimento e não ficou internado.
“A sensação de se realizar uma intervenção dessa natureza é indescritível. Eu sou pai, eu tenho uma filha de seis anos, eu tenho um filho de seis meses. No momento em que nos deparamos com uma situação dessa natureza, tanto o instinto de policial militar quanto o instinto de pai nos leva a querer salvar a vida. Nesse momento, é primordial, mais uma vez, que mantenhamos a calma para que possamos prestar um serviço de excelência”, contou o policial.
Leia também: Menino de 6 anos é resgatado de jaula pela Polícia do DF
O sargento Leandro ainda deixou uma orientação à população quanto aos cuidados nesse tipo de situação que pode ocorrer.
“A orientação que nós deixamos para toda a população, principalmente àqueles que se depararem com situações dessa natureza. A primeira ação a ser adotada é manter calma, por mais difícil que pareça. Mantenha a calma, observe os sinais vitais da criança ou de qualquer pessoa que esteja recebendo os primeiros socorros. Concomitantemente, se possível que uma terceira pessoa esteja próxima, peça a ela que entre em contato com os órgãos de defesa social”, alertou.
Nesta quarta-feira (26), a PMRv informou que o bebê precisou voltar ao hospital, mas para o tratamento de outro problema de saúde.
Com EM e G1
Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook