Vídeo: Jovem com suástica nazista é visto andando livremente em shopping de Caruaru enquanto testemunhas observavam incrédulas. Mesmo diante de um crime, chamou atenção a cordialidade dos seguranças, geralmente truculentos com pessoas negras
Um jovem foi flagrado nesta quinta-feira (17) em um shopping de Caruaru, em Pernambuco, com uma suástica nazista no braço. Uma testemunha gravou o rapaz e divulgou o vídeo nas redes, que gerou revolta entre internautas. “É a minha liberdade”, disse jovem ao ser abordado.
O uso de símbolos nazistas é crime no Brasil. O artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, fala que “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, tem pena de reclusão de um a três anos e multa.
Mesmo diante de um crime, chamou a atenção a cordialidade dos seguranças, que costumam protagonizar episódios de truculência com negros e pobres em shoppings brasileiros.
“Os nazistas latinos perderam a vergonhar de existir publicamente. Ou empurramos essa gente de volta para os esgotos onde habitam, ou seremos engolidos por eles”, desabafou o jornalista William de Lucca.
O shopping não registrou boletim de ocorrência, e pelas redes sociais, disse que repudia toda e qualquer forma de apologia ao movimento nazista. A Polícia Militar não foi acionada no momento da abordagem.
VÍDEO: