100% vacinada contra a Covid-19: Alcântara (MA) é uma das cidades com maiores populações quilombolas, que são prioridade dentro do PNI
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou nesta terça-feira (15) que a cidade de Alcântara será a primeira cidade do Brasil a ter 100% de sua população imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
A cidade histórica de Alcântara vai se tornar nesta quarta-feira (16) a primeira cidade brasileira com 100% da população adulta vacinada contra o coronavírus.
“Garantimos o acesso de toda a população-alvo à 1ª dose da vacina. Seguimos lutando para avançar em todas as regiões, com os Arraiais da Vacinação e o trabalho conjunto com os municípios”, anunciou o governador Flávio Dino, que participará de evento às 16h no município, com os protocolos sanitários exigidos, marcando essa conquista.
Veja: Bolsonaro chama Flávio Dino de ‘gordinho ditador’ e diz que libertará Maranhão do ‘comunismo’
O município é caracterizado pela grande presença de quilombolas, um dos grupos inseridos no público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19.
A Secretaria de Saúde destacou para o município equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). São enfermeiros, aplicadores e digitadores que, em conjunto com os profissionais municipais, colaboraram para o avanço do processo de vacinação.
Alcântara é o município com maior número de quilombos no Brasil. Ao todo são 204 comunidades, onde vivem mais de 3,3 mil famílias.
Leia também:
Brasil tem a pior gestão mundial da pandemia, diz consultoria britânica
“Brasil não levou a pandemia a sério e muitos morreram desnecessariamente”, diz Nobel de Medicina
Terceira onda da Covid-19 no Brasil pode ser muito mais mortal, alertam cientistas
Vacinação do Brasil
Apenas duas cidades brasileiras foram vacinadas por completo contra a Covid-19 até hoje, mas por terem feito parte de estudos dos institutos de pesquisa fabricantes dos imunizantes da AstraZeneca e CoronaVac no País, Fiocruz e Butantan, respectivamente.
Saiba mais: Paraíba lidera vacinação da segunda dose contra Covid no Nordeste
A população de Botucatu foi vacinada com o imunizante da Oxford e Serrana com a CoronaVac. Os dois municípios ficam no interior de São Paulo.
Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook