Tetracampeã mundial de skate, Karen Jonz repreendeu jornalista em transmissão ao vivo por conta de comentário machista. Após a repercussão, Ivan Moré gravou vídeo em que revelou conversa de bastidores e garantiu que episódio serviu de aprendizado. Karen também se manifestou
Durante uma transmissão ao vivo no canal UOL News, a tetracampeã mundial de skate Karen Jonz deu uma invertida no apresentador Ivan Moré após ele atribuir a fama da atleta ao fato dela ser casada com Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno.
“Você está viralizando, virando um hit, você já é de um núcleo conhecido porque você é casada com o Lucas, que é vocalista da Fresno, você tem uma filha com um nome super diferente…”, comenta Moré.
A skatista imediatamente interrompe o jornalista e rebate: “Não, eu não sou conhecida porque eu sou casada com o Lucas, eu sou conhecida porque eu sou tetracampeã mundial e primeira mulher a vencer o X Games”.
Por conta da repercussão negativa, Ivan Moré decidiu gravar um vídeo para pedir desculpas e explicar o que aconteceu.
“Ao fazer uma pergunta que foi passada no ponto aqui pra mim, o meu editor-chefe pede pra que eu pergunte como é que é ser esposa do Lucas, do Fresno, uma informação que eu não sabia. Eu falo que ela é conhecida no núcleo por ser esposa do Lucas. Cara, fui muito mal nessa colocação, eu errei e peço desculpas. Tive uma colocação infeliz e isso gerou um aprendizado”, afirmou Moré.
“A gente vive numa sociedade que tem um machismo e racismo estruturais muito fortes, e eu sou homem, sou hétero, eu sou de um lugar de super privilégio e eu tenho a dimensão que eu tenho que ter cuidado ao fazer uma pergunta, independentemente se é ao vivo ou não, cuidado com essa colocação. Imediatamente após o que aconteceu, no ar eu já me expliquei, falei: ‘espera um pouquinho, me desculpa, eu acho que não coloquei a palavra tão bem’. O fato é que me expressei mal, peço desculpas pra Karen, eu mandei uma mensagem pra ela e ela falou: ‘Ivan, relaxa, tá tudo bem’”, disse ele.
“Isso revela que todos nós precisamos continuar aprendendo, eu principalmente, justamente por esse lugar de privilégio que eu tenho e em nenhum momento quis ofender a Karen. A gente tem que aprender com os nossos erros e não repetir, foi exatamente essa a lição que eu pretendo tirar desse caso“, concluiu.
Karen também falou sobre o assunto em seu perfil do Instagram. “Vim falar que isso que aconteceu hoje na entrevista, levantou uma discussão importante que é: mesmo pessoas que têm cabeça aberta reproduzem o machismo ainda. E vão continuar reproduzindo se a gente ficar quieta e não chamar atenção. O Ivan me ligou hoje, pediu desculpa e acho que isso vai servir pra educar, não só ele, como muitas outras pessoas. Que a gente use isso pra melhorar. Apenas melhorem!”, pediu.
VÍDEO: