Talibã autoriza saída de estrangeiros em primeiros voos após evacuação dos EUA
Esse será o primeiro voo internacional autorizado pelo grupo desde o dia 31 de agosto, quando encerrou o prazo de retirada dos EUA
O governo provisório do Talibã autorizou a saída de 200 cidadãos estrangeiros, incluindo norte-americanos e outras nacionalidades, do Afeganistão nos primeiros voos internacionais partindo de Cabul após a evacuação dos EUA.
A informação foi confirmada pelo jornal Washington Post e pelo The Guardian nesta quinta-feira (09).
Esse será o primeiro voo internacional autorizado pelo grupo desde o dia 31 de agosto, quando encerrou o prazo de retirada dos EUA após 20 anos de ocupação. Segundo os periódicos, o voo deve partir ainda hoje com destino ao Catar.
Leia também: Ataque dos EUA mata 7 crianças da mesma família no Afeganistão
A bordo da aeronave não poderão embarcar afegãos que colaboraram com as forças estrangeiras, sendo apenas liberado quem provar que é estrangeiro. A notícia foi confirmada também pela emissora Al Jazeera, que disse ter checado a informação com fontes do governo talibã.
Afegãos protestam contra Talibã
Mesmo com a proibição do governo do Talibã para as manifestações “não autorizadas”, dezenas de mulheres foram para a frente da embaixada do Paquistão em Cabul para pedir mais liberdades e direitos.
Um decreto emitido pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira (08) determina que todos os protestos devem ser solicitados “com 24 horas de antecedência” e que todos os detalhes das motivações, do local do ato e de quem organiza devem ser repassados para liberação.
Também foram registrados protestos em Parwan e Nimruz. Formados majoritariamente por mulheres, os protestos pedem respeito aos direitos humanos e liberdade de movimentação. No primeiro governo talibã, entre 1996 e 2001, elas foram impedidas de estudar, trabalhar e até de sair de casa sem a companhia de um homem.