Resposta de Ícaro Silva a Tiago Leifert é grito engasgado de muitas pessoas negras
Tentativa de humilhar e silenciar Ícaro Silva não deu certo e Tiago Leifert foi obrigado a encarar resposta irretocável do ator
Na última terça-feira (21/12), o ator Ícaro Silva criticou o reality show Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo, e classificou a atração como “entretenimento medíocre”. Pouco tempo depois, o ex-apresentador do programa, Tiago Leifert, saiu em defesa do trabalho e atacou o ator com uma tentativa de humilhação pública.
A crítica de Ícaro ocorreu dentro de um contexto em que o seu nome estaria sendo ventilado como um dos participantes da edição de 2022. Além de negar a participação, Ícaro usou de ironia para pedir respeito à sua história. “Gente, respeita a minha história, a minha trajetória, meu ódio por entretenimento medíocre e minha repulsa por dividir banheiro. Parem de acreditar nessa história absurda de que eu cogitaria ir para o Big Boster Brasil”, escreveu.
Com a grande repercussão da publicação, o ator recebeu mensagens positivas e outras negativas. No mesmo dia, Tiago Leifert postou, em seu perfil oficial do Instagram, uma captura de tela do comentário de Ícaro com uma legenda que criticava o ator. “Meu sossego foi interrompido por um tweet do ator @icaro”, escreveu o ex-apresentador em formato de ‘carta aberta’.
“Se você realmente acredita no que você escreveu, você deveria ser adulto e nunca mais aceitar trabalho de nenhuma empresa que promova o entretenimento que você acha ruim”, disse Leifert. “Nós pagamos o seu salário”, acrescentou.
A internet abraçou a pauta e diversas opiniões e ataques foram lançados, mas Tiago e Ícaro deram uma “trégua” por alguns instantes. De um lado, alguns apontavam que o BBB é um “programa ruim” e “não acrescenta para a sociedade”. Enquanto outros dizem que esta é um ideia antepassada e de “pessoas prepotentes”.
Quando milhares de pessoas diziam que Ícaro havia sido ‘jantado’ por Leifert e imaginavam que ele iria silenciar, o ator divulgou um texto esclarecendo seu posicionamento sobre o reality e respondendo às acusações do ex-apresentador.
A seguir, veja a íntegra da resposta de Ícaro a Tiago Leifert:
Oi, Tiago! Li sua cartinha e fiquei positivamente tocado pela contemplação do teu tempo. Imagino que para ter escrito um textão desse (o que não ocorreu nos casos de racismo, intolerância religiosa, misoginia, homofobia e abuso sexual no programa que você apresentava) é porque de fato te atravessei, o que sinceramente me envaidece como artista. Impressionante como tem coisa que passa e outras que interrompem nosso sossego, né?
Minha vaidade esmaece um pouco, no entanto, quando vejo que sua réplica é baseada no fetiche monetário dos meninos comuns. Eu conheci muitos garotos na minha vida que pautavam suas opiniões na lógica sistemática do dinheiro. Garotos sem nada especial. Nem talento, nem beleza, nem nada, mas que tinham a aparência e a submissão adequadas, além de um parente no lugar certo, sabe? Acho que você sabe. Vamos então aos pontos da sua carta?
Primeiro: eu nunca falei de realities, no plural. Amo e consumo vários deles, então aprofunde sua interpretação de texto, para não generalizar a minha opinião. Segundo: ‘ser adulto’ e artista no meio midiático é justamente estar a par das deficiências culturais do país e contribuir de alguma forma para sana-las. Se trabalho na emissora de onde você saiu é porque esta é tão plural quanto o estado brasileiro e consegue (me impressiona que você não tenha percebido isso) abraçar tanto quem está no corre, quanto quem nasceu com o sobrenome ‘correto’.
E o terceiro e mais importante ponto a ser treplicado em sua cartinha: possivelmente você nunca vai entender isso, mas pra uma pessoa preta e queer estar em destaque, contratada ou empregada ela precisa ser realmente EXCELENTE. Então não tem como você estar pagando meu salário, Tiago. Não fossem meu talento, minha história, minha trajetória, uma luta filha da p*ta diária e essa cara bonita, eu acho que nem vivo estaria.
É minha entrega que paga meu salário. Imagino que sapatênis sejam confortáveis, mas eu literalmente tive que colocar salto alto, collant, peruca e performar como a maior diva do entretenimento na história para que o país COMEÇASSE a olhar pra mim. E isso porque eu já tinha 22 anos de carreira na época. É que meu pai é funcionário público, sabe? Acho que não sabe. No geral, soube que você está lidando com questões pessoais sérias. Desejo luz e proteção na tua vida, de verdade e acho que seria prudente focar aí a “interrupção ao seu sossego”. Vai firme e feliz ano novo. Atenciosamente, Ícaro.
O ator ainda divulgou o seguinte complemento:
Eu respeito profundamente a trajetória de quem esteve em reality shows e soube daí se impulsionar na direção dos seus sonhos. Por mais que eu não seja um entusiasta do entretenimento que os realities desse tipo proporcionam, não tenho nem a capacidade moral de questionar quem, pelos próprios motivos, embarca nessa proposta. Eu já participei de 3 reality shows e um deles, o show dos famosos (entretenimento de altíssima qualidade), foi decisivo para a minha carreira.
Se “jogos vorazes” ou “round 6”, por exemplo, fossem produtos de entretenimento da vida real e eu dissesse que ambos são um matadouro asqueroso e sub humano eu jamais estaria atacando Katniss Everdeen ou Seong Gi Hun, porque cada um tem seus motivos para estar numa corrida por dinheiro/status.
Minha opinião, expressa, confesso, com certa raiva diz respeito à cultura da exposição e exploração humanas ao extremo da qual sobrevivem os realities de confinamento, mas muito também à baixeza moral da “imprensa” de fofoca, que insiste em usar o meu nome para propagar fake news. De uma forma ou de outra, meu objetivo foi alcançado: desmentir os rumores de que eu estaria no BBB.
No início do ano eu tenho projetos lindos e especiais que em breve vou dividir com vocês e não quero ser vitima da especulação parasitária desse tipo de veículo, embora haja público para consumi-los.
Fui dramático e intenso na minha forma de me expressar e por isso peço desculpas à minha mãe, irmã e aos meus amigos que ficaram extremamente preocupados com a enxurrada de ódio das redes sociais.
Concluo agradecendo profundamente aos meus amigos “ex-bbbs” que me ligaram ou mandaram mensagens de apoio e entendimento. Só quem vive o “show business”, sabe. Beijo!!
Toda a resposta do Ícaro Silva ao Tiago Leifert é impecável, mas essa analogia sobre reality show e Jogos Vorazes e Round foi genial. Como fã do uso de séries/filmes pra discussões sociais achei perfeito, pq parece que só negros tem a memória das violências racistas do BBB pic.twitter.com/hTRqNWOnWd
— Preta Ijimú (@Nailahnv) December 22, 2021
A íntegra do texto de Leifert, que gerou a resposta de Ícaro: