Briga em hotel de luxo e disputa por comida em cruzeiro marcam 1ª semana de janeiro
2022 começou: briga em hotel de luxo de Copacapabana teria sido motivada por racismo. Testemunha relatou o que viu: "a vítima deu um murro no hóspede racista e voltou calmamente para a recepção". Vídeo registrou todo o episódio
A Polícia Civil está investigando uma briga envolvendo três hóspedes do Hotel Hilton, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem sendo nocauteado no saguão do hotel.
Nas imagens, é possível observar uma brasileira, de biquíni vermelho, partindo para cima de um homem negro, americano, que reage desferindo um soco no acompanhante da mulher que aparece exaltada nas imagens. O homem golpeado é um alemão, que cai no chão imóvel.
Com o companheiro caído, a brasileira tenta mais uma vez partir para cima do americano, mas acaba sendo contida por funcionários.
O vídeo foi postado no Twitter com um texto em inglês. A mensagem explica que a confusão começou porque a brasileira e o alemão não aceitaram que o americano fosse atendido antes deles.
O americano seria cliente Diamante do Hilton e por isso teria direito a atendimento prioritário. Internautas acusam a mulher de racismo. O casal registrou um boletim de ocorrência na DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo) e relatou apenas ter sido agredido por um dos hóspedes do hotel que teria fugido do local, segundo a especializada.
Nas imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver que o americano é abordado por um funcionário e deixa o local da filmagem a pedido do profissional. Quem filma a confusão afirma: “Está tudo na câmera”.
“Eles disseram que eu os ataquei (…). O Hilton não deixou que eu encontrasse a polícia. Fui para um Airbnb [plataforma para aluguel de imóveis] que também havia alugado. Estava no Hilton para minha festa”, explicou o americano nas redes.
O chargista independente @rotebc estava no local e explicou o que viu. Ele confirma que o americano sofreu racismo por ter sido atendido primeiro por funcionários do hotel e diz que o homem é um produtor cultural conhecido internacionalmente.
“Em sua estadia no @hiltoncopacabanaofficial (onde realiza um festival) sofreu racismo por parte de um casal, apenas por ter sido atendido primeiro. Antes de abrir a boca, foi agredido pela mulher que compunha o casal. Nem assim ele perdeu a cabeça. Foi lá e deu um MURRO no marido racista e voltou calmamente a recepção”, diz um trecho do post.
O chargista diz ainda apesar de ser contra a violência, ninguém é “de ferro”. “Chega uma hora que falta paciência. Que não dá pra fazer nota de repúdio ou textão nas redes sociais. São tantos anos sofrendo todo tipo de humilhação sem poder reagir, que em algum momento o copo transborda. Somos contra a violência (porque se fossemos a favor não tinha um racista vivo), mas não somos de ferro. Parece que o casal descobriu isso da melhor forma”.
Watch til the End, Drunk Racist Man and woman mad because he’s Gold Or Diamond Hilton member and therefore gets service before everyone else. Hotel staff just sitting by and letting the racist woman do whatever, mind you she already touched him prior #Karen #hilton pic.twitter.com/tApFW53z2a
— King (@monty_sexton) January 1, 2022
Briga por comida em cruzeiro
O início de 2022 também foi marcado por uma briga por comida entre os passageiros do cruzeiro MSC Splendida. Eles aguardavam pelo embarque, que tinha previsão para sair do Porto de Santos na noite de domingo (2). Com o cancelamento da viagem, os passageiros relataram tumultos, pouca informação e disputa por comida que estava sendo servida pela companhia.
“Acabou a comida em todas as lojas de conveniência, não tinha mais nada. Começaram a servir lanches, mas muito pouco. Foi uma espera eterna”, comentou um engenheiro, que ficou cerca de oito horas no terminal.
De acordo com a Anvisa, as investigações conduzidas nos últimos dias demonstram que o vírus Sars-Cov-2 se espalha facilmente entre pessoas próximas a bordo de navios e a chance de contrair Covid-19 nos cruzeiros é alta.