Guerra injustificável

Cinegrafista da Fox News morre durante cobertura da guerra na Ucrânia

Share

Cinegrafista da rede americana Fox News morre após ataque na região de Kiev. Pierre Zakrzewski tinha 55 anos e já havia participado da cobertura de outras guerras antes, no Iraque e no Afeganistão

Pierre

O cinegrafista da rede de TV norte-americana Fox News Pierre Zakrzewski morreu durante a cobertura da invasão da Ucrânia pela Rússia. A informação foi confirmada pela emissora e repercutira pelo The Washington Post. As circunstâncias da morte ainda não estão claras.

De acordo com a Fox, Pierre Zakrzewski estava em um carro com o jornalista Benjamin Hall, que ficou ferido, perto de Kiev, capital da Ucrânia. O veículo teria sido atingido por um incêndio após um ataque.

“Pierre era uma lenda nessa rede de televisão e sua perda é devastadora”, disse o apresentador da Fox News que noticiou a morte.

O cinegrafista já havia participado da cobertura de outras guerras antes, no Iraque e no Afeganistão. Ele tinha 55 anos e deixa a esposa.

Benjamin Hall, o jornalista que estava com Pierre, é britânico e correspondente da TV em Washington D.C. Ele foi internado, mas não há informações sobre seu estado de saúde.

Jen Psaki, secretária da Casa Branca, lamentou a morte de Pierre e prestou suas condolências à família da vítima, na tarde de hoje, durante coletiva de imprensa.

A jornalista Clarissa Ward, da CNN Internacional, lamentou a morte do seu amigo. A correspondente também está na Ucrânia cobrindo a guerra.

“Não há palavras. Tive o grande privilégio de trabalhar com Pierre e o privilégio ainda maior de chamá-lo de amigo. Um espírito extraordinário e um talento tremendo e um dos colegas mais gentis e graciosos na estrada. Absolutamente de partir o coração.”

A morte de Pierre acontece dois dias depois de o jornalista norte-americano Brent Renaud, 50, ter sido morto em Irpin, na região de Kiev, enquanto cobria a crise de refugiados que deixavam o solo ucraniano.

Brent estava em um carro com o fotógrafo Juan Arredondo, também norte-americano, durante o ataque. Segundo Juan, eles estavam atravessando uma ponte para filmar refugiados deixando Kiev e, ao passar por um ponto de controle militar ucraniano, foram alvo de tiros. O motorista deu a volta para retornar, mas o carro continuou na mira dos disparos.

Ferido, o fotógrafo relatou o ataque enquanto recebia atendimento médico em um hospital. “Eu vi ele [Brent] ser atingido no pescoço”, disse.