ELEIÇÕES 2022

Genial/Quaest: Bolsonaro diminui diferença, mas Lula ainda poderia vencer no 1º turno

Share

Nova rodada da pesquisa Genial/Quaest mostra Lula ainda como favorito para vencer a eleição de 2022. Bolsonaro engrossa agenda eleitoral contra o ex-presidente e faz viagem à Bahia

A nova rodada da pesquisa presencial realizada pela Quaest, patrocinada pelo banco Genial, mostra ampla vantagem do ex-presidente Lula (PT) na corrida presidencial. Ele tem 50,5% dos votos válidos.

Nos votos totais, incluídos brancos e nulos, Lula tem 44% das intenções de voto contra 26% do segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL). No levantamento anterior Bolsonaro tinha 23% e Lula 45%.

Na sequência aparecem Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) com 7%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 2%, Simone Tebet (MDB) com 1% e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) com 0%. Branco/nulo/não vai votar são 8% e indecisos somam 5%.

No cenário incluindo outros candidatos, a pontuação é a seguinte: Lula (PT) com 45%, Jair Bolsonaro (PL) com 25%, Ciro Gomes (PDT) com 7%, Sergio Moro (Podemos) com 6%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 2%, Eduardo Leite (PSDB) e Simone Tebet (MDB) com 1% e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) com 0%. Branco/nulo/não vai votar são 6% e indecisos somam 4%. O petista, portanto tem mais votos do que todos os outros candidatos somados.

Foi traçado ainda um terceiro cenário sem o nome de Moro, que ficou assim: Lula (PT) com 48%, Jair Bolsonaro (PL) com 28%, Ciro Gomes (PDT) com 8% e Eduardo Leite (PSDB) com 3%. Branco/nulo/não vai votar são 8% e indecisos somam 4%. Novamente o petista tem mais votos do que todos os outros somados.

No segundo turno, Lula vence todos os adversários. Contra Bolsonaro, Lula tem 54% das intenções de voto contra 32% do atual chefe do governo.

A pesquisa foi realizada presencialmente e ouviu 2 mil pessoas entre os dias 10 e 13 de março. O levantamento foi registrado nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode ser encontrado pelo número de identificação: BR-06693/2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de cerca de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Bolsonaro engrossa agenda

Com todas as pesquisas apontando o favoritismo de Lula, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu engrossar sua agenda eleitoral antecipada nos redutos dominados pelo petista.

Bolsonaro vai a Salvador (BA) nesta quarta-feira (16) participar de cerimônia de “lançamento da pedra fundamental da unidade de ressonância magnética” do Hospital Santo Antônio.

O ato deve ser acompanhado pelo ministro João Roma (Republicanos), também pré-candidato ao governo da Bahia, e se insere na tentativa do presidente de apostar em agendas no Nordeste para tentar alavancar a popularidade na região

Bolsonaro tem reservado boa parte de seus compromissos, de suas entrevistas e manifestações para atividades com claro viés eleitoral e de crítica a adversários.

Em evento promovido pelo BTG, em fevereiro, por exemplo, Bolsonaro usou sua fala para cobrar apoio do mercado financeiro à sua reeleição, atacando Lula e listando, um a um, os pontos que devem moldar sua campanha eleitoral.

Nos últimos dias, Bolsonaro reuniu em Brasília, em diferentes eventos, ruralistas e evangélicos, dois segmentos que formam os pilares de sua base de sustentação, também com o objetivo de fortalecer os laços de sua campanha. Aos evangélicos, disse que irá dirigir o país para o caminho que eles definirem.