Distância de Lula para Bolsonaro cai para 5 pontos, revela a nova pesquisa PoderData. Essa é a menor diferença já registrada desde que o petista assumiu a liderança na corrida presidencial. Em apenas quinze dias, Bolsonaro avançou 10 pontos entre os evangélicos
A mais nova pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (13) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência, com 40% das intenções de voto.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 35%, uma diferença de cinco pontos percentuais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência, aparecem empatados tecnicamente, dentro da margem de erro, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 5%; o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o deputado federal André Janones (Avante), ambos com 3%; a senadora Simone Tebet (MDB), com 2%, e José Maria Eymael (DC), com 1%.
Vera Lúcia (PSTU), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 7%, e aqueles que não sabem em quem irão votar, 4%.
Esta é a primeira pesquisa PoderData divulgada sem o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) como pré-candidato. Apesar de a diferença entre Lula e Bolsonaro ser de 5 pontos percentuais, eles não estão empatados, mesmo considerando a margem de erro.
Segundo o levantamento, os votos de Moro migram principalmente para Bolsonaro. Em 31 de março, Moro anunciou que se comprometia a não lançar candidatura à Presidência.
Avanço entre evangélicos
A pesquisa PoderData desta quarta-feira mostra uma grande variação no voto do eleitorado evangélico em apenas 15 dias, dando a Bolsonaro uma vantagem ainda maior sobre Lula.
Bolsonaro registrou 53% de intenções de voto entre os eleitores evangélicos. Há apenas duas semanas, somava 43% – um salto, portanto, de dez pontos percentuais no curto período de tempo.
Lula, por sua vez, caiu 7 pontos percentuais no período. Se há duas semanas o ex-presidente somava 31% de intenções de voto no grupo, nesta quarta reuniu apenas 24% da preferência.
A pesquisa PoderData foi realizada de 10 a 12 de abril de 2022, com 3 mil entrevistados por telefone. O levantamento foi feito em 322 municípios das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95%, segundo o instituto, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00368/2022.
Veja abaixo o cenário de 1º turno:
Lula (PT): 40%
Jair Bolsonaro (PL): 35%
Ciro Gomes (PDT): 5%
João Doria (PSDB): 3%
André Janones (Avante): 3%
Simone Tebet (MDB): 2%
Eymael (DC): 1%
Luiz Felipe d’Avila (Novo): 0%
Péricles (UP): 0%
Manzano (PCB): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
Brancos/nulos: 7%
Não sabem: 4%
Simulações de 2º turno
A pesquisa PoderData ainda fez simulações de três cenários para o 2º turno: Lula vence Bolsonaro e Ciro; e Ciro e Bolsonaro empatam dentro da margem de erro.
Veja os resultados a seguir:
Cenário 1
Lula (PT): 47%
Bolsonaro (PL): 38%
Branco/nulo: 11%
Não sabem: 4%
Na pesquisa anterior, em 30 de março, Lula tinha 50% contra 38% de Bolsonaro.
Cenário 2
Ciro (PDT): 42%
Bolsonaro (PL): 39%
Branco/nulo: 16%
Não sabem: 3%
Cenário 3
Lula (PT): 46%
Ciro (PDT): 24%
Branco/nulo: 26%
Não sabem: 3%