Rio de Janeiro

Empresas suspendem patrocínio nas redes do vereador Gabriel Monteiro

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Campanha liderada pelo movimento Sleeping Giants Brasil fez o vereador Gabriel Monteiro perder patrocínios em seus canais nas redes, onde acumula 20 milhões de seguidores. Já se manifestaram Buser, Jeep, Nubank, Oi, Amazon, InfinitePay, Estácio, Shopee e Empiricus

Morador de rua sendo abordado pelo vereador Gabriel Monteiro

Depois de ter sido tema de uma reportagem exibida no último domingo (27/03) no “Fantástico”, da TV Globo, o vereador Gabriel Monteiro (sem partido), do Rio de Janeiro, virou alvo do movimento Sleeping Giants Brasil.

A entidade tem buscado pressionar anunciantes a removerem inserções de publicidade das marcas que aparecem nos vídeos do canal de Monteiro no YouTube, que soma mais de 6 milhões de inscritos.

A campanha #DesmonetizaGabrielMonteiro já tem o apoio de pelo menos nove marcas. O parlamentar tem cerca de 6,9 milhões no Facebook e 4,6 milhões no Instagram. Suas postagens acumulam até 50 milhões de visualizações.

 

As principais críticas do Sleeping Giants Brasil – que se classifica como um “movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news” – dizem respeito a cenas de bastidores que mostram, supostamente, Monteiro induzindo falas em uma criança carente.

Segundo Leonardo Leal, diretor jurídico da Sleep Giants Brasil, das 15 empresas já contactadas, nove já responderam aderindo à campanha que, segundo ele está só começando. Ele disse que esse é um “trabalho de formiguinha”, que para surtir o efeito desejado precisa atingir de cem a 200 marcas e dura em média dois meses.

Não basta tirar as principais, que dão lucro (para o canal) e elas irem sendo substituídas por outras. O objetivo é conseguir o maior número possível (de adesões)“, disse.

Leonardo Leal disse que a Sleep Giants Brasil já vinha monitorando, com preocupação, as redes do vereador há algum tempo, pela exacerbação da propagação de discursos de ódio e transfobia. Informou que a ideia da campanha se deve a três fatores: propagação de conteúdo nocivo, comportamento desinformativo e odioso, além de grande alcance de suas publicações.

“Quanto mais ele produzir (esse tipo de conteúdo) mais vai ganhar. Nossa lógica é desmonitizar o conteúdo, para que ele pare de ganhar dinheiro com isso”, explicou.

Há, ainda, a suspeita de que o terceiro vereador mais voltado do Rio (com 60.326 votos), eleito em 2020 para seu primeiro mandato, tenha realizado assédio sexual e moral por servidores e ex-funcionários

Ex-ativista do MBL, conhecido nas redes sociais por se promover em ações policiais, Monteiro ganhou projeção após criar um canal que mostrava sua rotina como militar, se apresentando como policial embora já esteja fora da corporação.

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No Rio de Janeiro, Gabriel repetia estratégias usadas por Arthur do Val, em São Paulo, em seu canal “Mamãe Falei”.

↗ VÍDEO: Morador de rua foi orientado a simular furto para ser abordado por Gabriel Monteiro

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