Lula tem quase 50 pontos de vantagem sobre Bolsonaro na Bahia, mostra a nova pesquisa Genial/Quaest. Na disputa pelo governo do estado, a pesquisa indica que ACM Neto venceria a eleição já no 1º turno
A nova rodada da Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (18) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com quase 50 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) na Bahia. O petista tem 63% das intenções de voto, enquanto o atual presidente soma 17% e Ciro Gomes (PDT) aparece com 5%. João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) têm 2% e Simone Tebet (MDB), 1%.
O atual presidente consegue reduzir a margem do petista na Bahia apenas entre eleitores evangélicos, em que vai a 30% das intenções de voto, contra 43% de Lula. O Estado soma 10,4 milhões eleitores, é o quarto maior colégio eleitoral do País, equivalente a 6,9% do total.
Na pesquisa espontânea, Lula é lembrado por 45% dos entrevistados, número maior que o de indecisos: 38%. Bolsonaro tem 13% das intenções de voto nesse cenário, no qual o eleitor indica sua escolha sem se basear em uma lista definida de pré-candidatos. Lula deve ter papel significativo nas intenções de voto também para o governo, já que o pré-candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, é desconhecido por 74% dos baianos.
O levantamento mostra ainda que 26% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições em 2018 preferem agora Lula.
ACM Neto disparado para governador
A mesma pesquisa Genial/Quaest aponta que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto venceria no primeiro turno a eleição para governador da Bahia. Com 67%, ele aparece muito à frente de todos os demais candidatos, que não chegam sequer aos dois dígitos. Atrás dele, o ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT) tem 6%, e o deputado federal João Roma (PL) registra 5%. O professor Kleber Rosa (PSOL) marca 1%, e o também professor Giovanni Damico (PCB) não pontuou.
A pesquisa Genial/Quaest na Bahia foi realizada entre os dias 13 e 16 de maio, de modo presencial. Foram 1.140 entrevistas em 74 municípios. A margem de erro é de 2,9 pontos, com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-02283/2022 e BA-03239/2022.