Bolsonaro demonstra preocupação com vitória da esquerda na Colômbia
Jair Bolsonaro enviou mensagem para lista de transmissão no WhatsApp comentando eleição na Colômbia. Presidente demonstrou preocupação e questionou se o Brasil seria o próximo país a ter um governo de esquerda
Apesar de não tem parabenizado o novo presidente da Colômbia pela vitória, o presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou uma mensagem comentando o resultado do pleito. Segundo informações da coluna da jornalista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Bolsonaro enviou uma mensagem para uma lista de transmissão no Whatsapp.
O presidente compartilhou o link de uma matéria da BBC e escreveu: “Cuba… Venezuela… Argentina… Chile… Colômbia… Brasil?”. Ele se referia aos países da América Latina que tem governos de esquerda e, por fim, questionou se o Brasil seria o próximo.
No último domingo (19), Gustavo Petro foi eleito presidente da Colômbia com 40,32% dos votos. Ele é um ex-guerrilheiro e, após derrotar a direita, será o primeiro presidente de esquerda no país.
Leia também: Ex-empregada doméstica, Francia Márquez é a primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência da Colômbia
Segundo a Folha, Bolsonaro expresso outra preocupação em relação à eleição colombiana: a alta abstenção. No país, o voto não é obrigatório de 45% dos habilitados foram às urnas no domingo para escolher o novo presidente. O presidente tem a preocupação de que, mesmo com o voto obrigatório, muitos brasileiros deixem de votar.
Presidentes latino-americanos celebraram e reconheceram a vitória do novo presidente da Colômbia, o ex-guerrilheiro Gustavo Petro. Entre eles estão Gabriel Boric, do Chile, Manuel López Obrador, do México, e Alberto Fernández, da Argentina, mas não o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL).
↗ Democracia: O medo se tornará realidade
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!