ELEIÇÕES 2022

Eleitor que mentir sobre urna eletrônica no dia da votação responderá por crime de falsidade

Share

Os eleitores que divulgarem fake news sobre informações da urna eletrônica nas Eleições serão responsabilizados por crime de falsidade. A determinação foi dada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes. Quem afirmar que apertou o número de um candidato e alegar que apareceu outro na urna será levado à delegacia de polícia para investigação

Imagem: Bruna Prado | Getty

Os eleitores que mentirem sobre informações da urna eletrônica nas Eleições de 2022 serão responsabilizados por crime de falsidade. A determinação foi dada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes. Em reunião nesta segunda-feira (26), foram avaliadas regras sobre vestimentas de mesários, além do fechamento de clubes de tiro, conforme apurou a colunista Malu Gaspar, do O Globo.

Moraes afirmou que quem afirmar que apertou o número de um candidato e alegar que apareceu outro na urna será levado à delegacia de polícia para investigação. Caso a alegação seja falsa, o eleitor responderá criminalmente.

Saiba mais: TSE proíbe eleitor de entrar com celular na cabine de votação; decisão frustra milícias

Na oportunidade, as propostas da Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral foram avaliadas. Moraes prometeu que vai estudar as duas situações – o uso de camisa verde e amarela por mesários, que podem indicar apoio a determinado candidato; e o fechamento dos clubes de tiros desde o dia 30 de novembro (sexta-feira) até 4 de outubro (terça-feira).

Outro grupo, o Pacto pela Democracia e do Instituto Não Aceito Corrupção, propôs que haja proibição do porte de armas na dia da votação. “Pode ter deliberação sobre isso ainda. Acho que tem justificativa possível”, disse à equipe da coluna um interlocutor de Moraes.

Qual a data das Eleições 2022?

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.

A mentira compensa? Plataformas demoram a agir contra fake news bolsonaristas

Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022

Deputado federal (quatro dígitos)
Deputado estadual (cinco dígitos)
Senador (três dígitos)
Governador (dois dígitos)
Presidente da República (dois dígitos)

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!