Os eleitores que divulgarem fake news sobre informações da urna eletrônica nas Eleições serão responsabilizados por crime de falsidade. A determinação foi dada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes. Quem afirmar que apertou o número de um candidato e alegar que apareceu outro na urna será levado à delegacia de polícia para investigação
Os eleitores que mentirem sobre informações da urna eletrônica nas Eleições de 2022 serão responsabilizados por crime de falsidade. A determinação foi dada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes. Em reunião nesta segunda-feira (26), foram avaliadas regras sobre vestimentas de mesários, além do fechamento de clubes de tiro, conforme apurou a colunista Malu Gaspar, do O Globo.
Moraes afirmou que quem afirmar que apertou o número de um candidato e alegar que apareceu outro na urna será levado à delegacia de polícia para investigação. Caso a alegação seja falsa, o eleitor responderá criminalmente.
Saiba mais: TSE proíbe eleitor de entrar com celular na cabine de votação; decisão frustra milícias
Na oportunidade, as propostas da Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral foram avaliadas. Moraes prometeu que vai estudar as duas situações – o uso de camisa verde e amarela por mesários, que podem indicar apoio a determinado candidato; e o fechamento dos clubes de tiros desde o dia 30 de novembro (sexta-feira) até 4 de outubro (terça-feira).
Outro grupo, o Pacto pela Democracia e do Instituto Não Aceito Corrupção, propôs que haja proibição do porte de armas na dia da votação. “Pode ter deliberação sobre isso ainda. Acho que tem justificativa possível”, disse à equipe da coluna um interlocutor de Moraes.
Qual a data das Eleições 2022?
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.
↗ A mentira compensa? Plataformas demoram a agir contra fake news bolsonaristas
Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022
Deputado federal (quatro dígitos)
Deputado estadual (cinco dígitos)
Senador (três dígitos)
Governador (dois dígitos)
Presidente da República (dois dígitos)
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!