Nova pesquisa Ipec mostra que Lula cresceu dentro da margem e Bolsonaro estacionou; 50% dizem que não votam em Bolsonaro 'de jeito nenhum', enquanto os que rejeitam Lula são 35%; 86% dos eleitores de Lula e Bolsonaro dizem estar completamente decididos sobre o voto, enquanto apenas 47% dos eleitores de Ciro se dizem decididos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida eleitoral, com 46% das intenções de voto, de acordo com pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada na noite desta segunda-feira (12). O levantamento foi contratado pelo Grupo Globo.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu na segunda colocação, com 31%. O estudo mostra que Lula está empatado, no limite da margem de erro, que é de 2 pontos para mais ou para menos, com a soma de todos os outros candidatos (46% a 44%). Com esses números, a eleição seria decidida no primeiro turno.
Lula oscilou 2 pontos percentuais em relação ao último levantamento nacional do Ipec, publicado em 5 de setembro. Na ocasião, o ex-presidente tinha 44%, e o atual presidente, com 31%.
No novo levantamento, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) pontuou 7%, e a senadora Simone Tebet (MDB), 4%. O pedetista variou 1 ponto para baixo, enquanto a emedebista manteve o mesmo percentual.
Nos votos válidos (excluídos brancos e nulos), que são os considerados para o resultado final da eleição, Lula agora tem 51% e Bolsonaro está com 35%.
VOTOS TOTAIS (ESTIMULADO):
Lula (PT): 46% (44% na pesquisa anterior, em 5 de setembro)
Jair Bolsonaro (PL): 31% (31% na pesquisa anterior)
Ciro Gomes (PDT): 7% (8% na pesquisa anterior)
Simone Tebet (MDB): 4% (4% na pesquisa anterior)
Felipe d’Avila (Novo): 1% (1% na pesquisa anterior)
Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (1% na pesquisa anterior)
Branco/nulo: 6% (6% na pesquisa anterior)
Não sabe/não respondeu: 4% (5% na pesquisa anterior)
VOTOS VÁLIDOS:
Lula (PT): 51% (50% na pesquisa anterior, de 5 de setembro)
Bolsonaro (PL): 35% (35% na pesquisa anterior)
Ciro (PDT): 8% (9% na pesquisa anterior)
Tebet (MDB): 4% (4% na pesquisa anterior)
d’Avila (Novo): 1% (1% na pesquisa anterior)
Thronicke (União Brasil): 1% (1% na pesquisa anterior)
PESQUISA ESPONTÂNEA
Na resposta espontânea, em que não são mostrados os nomes dos candidatos, os números de Lula e Bolsonaro seguem próximos da estimulada. Lula tem 44% (ante 42% em 5/9) e Bolsonaro, 30% (mesmo índice do levantamento anterior).
Lula (PT): 44% (42% na pesquisa anterior, em 5 de setembro)
Bolsonaro (PL): 30% (30% na pesquisa anterior)
Ciro (PDT): 5% (4% na pesquisa anterior)
Tebet (MDB): 2% (2% na pesquisa anterior)
SEGUNDO TURNO
Lula (PT): 53% (52% na pesquisa anterior, de 5 de setembro)
Bolsonaro (PL): 36% (36% na pesquisa anterior)
CERTEZA DO VOTO
Lula: 86% dos eleitores se dizem decididos
Bolsonaro: 86% dos eleitores se dizem decididos
Ciro: 47% dos eleitores se dizem decididos
REJEIÇÃO
Bolsonaro: 50% dizem que não votariam nele ‘de jeito nenhum’
Lula: 35% dizem que não votariam nele ‘de jeito nenhum’
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!