ELEIÇÕES 2022

Weintraub acredita em vitória de Lula e critica Bolsonaro: “É inteligente, mas mau caráter”

Share

Ex-ministro de Bolsonaro, Weintraub diz acreditar que Lula vencerá a atual disputa e dispara: "Bolsonaro é inteligente, aprende rápido. Esse não é o defeito dele. O defeito dele é de caráter. O bolsonarismo é um movimento corrupto, totalitário, uma doença"

Weintraub, ex-ministro de Bolsonaro

Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro (PL), declarou que o atual presidente dificilmente pode reverter o cenário eleitoral, e que Lula (PT) deve ser o vencedor das eleições este ano. O ex-aliado bolsonarista, que é candidato a deputado federal pelo PMB, acredita que possa haver um 2º turno.

“Ele [Bolsonaro] é inteligente, aprende rápido. Esse não é o defeito dele. O defeito dele é de caráter. Ele não tinha a bússola moral necessária para aquele momento do Brasil, afirmou o ex-ministro. Weintraub já havia declarado que não votaria em Bolsonaro, e optaria pelo voto nulo.

“Não consigo mais fingir que não estou vendo o que o bolsonarismo se tornou. O bolsonarismo é um movimento corrupto, totalitário, uma doença”, comentou. Questionado, ele disse não acreditar que o debate presidencial da TV Globo, marcado para esta quinta-feira (29), possa gerar mudança positiva para o candidato do Partido Liberal.

Weintraub concorre a uma vaga na Câmara por São Paulo e chegou a dizer que reprova Tarcísio de Freitas (PL) como candidato ao governo do estado paulista. Freitas é ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro.

“Generais falaram que Lula era o adversário ideal”

Confira algumas das declarações de Weintraub:

“Ele [Bolsonaro] se perdeu completamente. Tanto faz se eu fui enganado. Ele mostrou uma cara que nunca tinha visto enquanto eu trabalhava com ele. Os maiores sinais aconteceram depois que ele virou presidente: a mansão do Flávio, a mansão do Jair Renan. Ele não é machista, racista, misógino… É só chamá-lo pelo que ele é: tchutchuca do Centrão. Basta ver a reação dele. Se chama de misógino, ele dá risada. De racista, ele dá risada. Mas chamou de tchutchuca do Centrão… A verdade machuca. […].

Vou votar nulo pela primeira vez. É por uma razão pessoal: eu não aguento mais. Não consigo mais fingir que não estou vendo o que o bolsonarismo se tornou. A gente escutou generais em volta do Bolsonaro falando que o adversário ideal seria o Lula.

Eu vejo fortes suspeitas de corrupção no MEC (Ministério da Educação). Evidentemente, por causa do Centrão. Faz sentido comprar 10 milhões de carteiras escolares de uma vez só? Pegaram um sobrepreço de 25%. R$ 6 bilhões em carteiras”

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!