Amigo de Bolsonaro, deputado usou as redes para atacar um protesto de estudantes contra o contingenciamento das verbas para as instituições de ensino superior por parte do governo federal. Ele tachou os alunos de "inúteis" e disse que "merecem ser queimados vivos"
Leonardo Sakamoto*, em seu blog
O bolsonarista Bibo Nunes (PL), deputado federal não reeleito, afirmou em uma live, nesta quinta (20), que estudantes de Santa Maria merecem ser “queimados vivos”. A cidade ficou marcada pela tragédia da boate Kiss, quando um incêndio matou 242 pessoas, a maioria de estudantes, e feriu mais de 600 em 2013.
O parlamentar usou as redes sociais para criticar contra um protesto de alunos da Universidade Federal de Santa Maria, realizado na semana passada, que criticou o contingenciamento das verbas para as instituições de ensino superior por parte do governo federal. Ele os chamou de “inúteis”.
“Ser rico não é problema. Mas ser rico e não ter noção, ser uns coitadinhos. É o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme um. Pegaram aqueles riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. Queimaram vivos dentro de pneus! E é isso que estes estudantes alienados, filhos de papai que tem grana merecem. Estamos em uma grande campanha para ver Bolsonaro vencer a eleição. Ou você quer comer gato e cachorro?”
A universidade federal de Santa Maria mantém na internet uma página listando o nome de 113 estudantes da instituição que morreram no incêndio da boate Kiss. Entre os cursos que mais sofreram perdas humanas, estavam o Centro de Ciências Rurais, com 64 mortos, incluindo 26 do curso de Agronomia, 15 do curso de Medicina Veterinária e 15 do curso de Tecnologia de Alimentos.
Gritando no vídeo, o deputado ainda falou: “Esses são os alunos da Universidade Federal de Santa Maria que foram protestar ‘viva Lula, Lula lá’. Vocês são a vergonha, a escória do mundo, vocês têm que viver no lixo, no lixo, no esgoto. Porque vocês são uns coitados, uns miseráveis. Vocês não produzem nada”.
O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, criticou o ataque do deputado e defendeu os estudantes, através de um vídeo postado nas redes sociais.
“Ofendeu e desqualificou estudantes e suas famílias que se manifestaram pacificamente contra os cortes que vêm sendo feitos na educação, na saúde e na ciência para alimentar o orçamento secreto. E que, entre outras coisas, impossibilita que eles continuem seus estudos e que a ciência avance. É um ataque arrogante, carregado de ódio, sem nenhum sentimento humano”, afirmou.
*Leonardo Moretti Sakamoto é um premiado jornalista brasileiro. Além da graduação em jornalismo, possui mestrado e doutorado em ciência política pela Universidade de São Paulo.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!