ELEIÇÕES 2022

Como Felipe Neto ajudou Lula a realizar a entrevista de maior audiência da história do Youtube

Share

O objetivo era superar o recorde histórico de Bolsonaro para dar mais uma narrativa de que Lula está à frente na corrida eleitoral. Por outro lado, havia quem defendesse que se os números não fossem alcançados, o tiro seria no pé. Felipe Neto convenceu a campanha petista sobre a expectativa de que a participação de Lula se transformaria na maior entrevista da história do YouTube, o que se confirmou

Lula e Felipe Neto

Daniel César, NaTelinha

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu recorde histórico de audiência, em entrevista ao Flow na última terça-feira (18) e muito disso se deve a uma pessoa: Felipe Neto. O influenciador entrou em peso no núcleo duro da campanha digital e, junto com outra figura conhecida, André Janones (Avante), organizou para a militância cumprir o objetivo: ultrapassar a participação de Jair Bolsonaro (PL) no podcast.

O NaTelinha conversou com membros da campanha do petista e confirmou a informação de que, desde a semana passada, Janones e Neto estavam empenhados em convencer Lula a ir ao Flow. O objetivo era superar o recorde histórico de Bolsonaro para dar mais uma narrativa de que o petista está muito à frente na corrida eleitoral. Por outro lado, havia quem defendesse tratar-se de uma estratégia arriscada porque, se os números não fossem alcançados, o tiro seria no pé.

Lula no Flow bate recorde de audiência simultânea que era de Bolsonaro

Lula foi convencido ao entender como funciona a estratégia digital. Felipe Neto mostrou como trabalha em seus próprios vídeos para alcançar números que o colocam como o principal youtuber do Brasil. Por outro lado, Janones se comprometeu a fazer o mesmo trabalho, voltado para o lado da classe política na rede social em que comanda: o Facebook. O martelo foi batido quando os dois levaram números mostrando que o recorde seria quebrado sem risco e que era possível até dobrar o resultado do adversário.

Segundo pessoas ligadas ao núcleo duro de Lula, coube a Janones divulgar que o candidato estaria no Flow e a data escolhida foi logo depois do debate na Band, que colocou os adversários frente a frente. A partir daí, o passo dois da estratégia foi envolver Felipe Neto.

Felipe Neto e André Janones no núcleo de Lula

Neto, que já vinha criando vídeos criticando Jair Bolsonaro e esclarecendo fatos históricos, virou protagonista ao usar suas redes sociais para fazer pequenos vídeos de divulgação da participação de Lula e até mesmo uma live de mais de uma hora comentando a entrevista, além de compartilhar outras artes feitas diretamente pela campanha. Ao mesmo tempo, a coordenação da candidatura ficou com a missão de levar todas artes aos grupos de WhatsApp.

Levantamento interno do PT na terça-feira à tarde indicava que havia potencial para atingir um milhão de pessoas simultaneamente, o que acabou acontecendo mesmo. O cálculo foi feito pela mesma estratégia de Felipe Neto e André Janones e havia a expectativa de que a participação se transformaria na maior entrevista da história do YouTube, o que se confirmou. A entrevista ultrapassou os dados de Bolsonaro no Flow em 10 minutos e bateu 1,1 milhão.

Um assessor da campanha de Lula explicou que o principal objetivo foi cumprido. Lula passou a pautar os temas na penúltima semana da corrida eleitoral, evitando assim que o crescimento de Bolsonaro continue orgânico.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!