Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 07/Out/2022 às 18:51 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula tem 53% e Bolsonaro 47% dos votos válidos

Publicado em 07 Out, 2022 às 18h51

93% dizem estar "completamente decididos" sobre o voto para presidente. Lula tem mais votos entre católicos, jovens, mulheres e nordestinos. Vantagem de Bolsonaro é maior entre evangélicos e moradores da região sul

Lula Bolsonaro Datafolha

A mais nova pesquisa Datafolha aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53% dos votos válidos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 47%. Este é o primeiro levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições.

Lula (PT): 53%
Bolsonaro (PL): 47%

No voto estimulado, incluindo brancos, nulos e indecisos, Lula tem 49% e Bolsonaro 43%.

Lula (PT): 49%
Bolsonaro (PL): 44%
Brancos e nulos: 6%
Não sabem/não responderam: 2%

A pesquisa foi realizada entre quarta-feira (5) e sexta-feira (7), em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menosNo primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

REJEIÇÃO

A pesquisa Datafolha apontou ainda o índice de rejeição dos candidatos. A sondagem mostra que 51% dos eleitores brasileiros não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 46% não votariam de jeito nenhum em Lula. O levantamento anterior do instituto, divulgado na véspera do 1º turno, indicou que o atual presidente tinha 50% de rejeição, e o petista, 40%.

A pesquisa Datafolha apontou também os índices de avaliação do atual governo. A sondagem mostra que o presidente Bolsonaro tem 40% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 37% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 22%.

Quanto ao índice de definição de voto, a pesquisa Datafolha aponta que 93% dos eleitores dizem estar totalmente decididos quanto a quem vão votar no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião somam 7%.

Recortes

A pesquisa também mostrou que Lula tem mais votos entre católicos, jovens, mulheres e nordestinos, enquanto a vantagem de Bolsonaro é maior entre evangélicos e moradores da região sul.

Lula vence entre os que têm renda de até 2 salários mínimos. Mas Bolsonaro surpreendentemente é o preferido dos que ganham de 2 até 5 salários (classe média) e também entre quem ganha de 5 a 10 salários.

Mulheres: Lula 50% , Bolsonaro 41%
Homens: Lula 47% , Bolsonaro 47%

Até 2 salários mínimos: Lula 54% , Bolsonaro 37%
De 2 a 5 salários mínimos: Lula 41% , Bolsonaro 52%

Católicos: Lula 55% , Bolsonaro 38%
Evangélicos: Lula 31% , Bolsonaro 62%

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS