Levantamento com eleitores indecisos mostra que Lula venceu o debate da Band
Durante o debate da Band, a AtlasIntel reuniu 100 eleitores que não votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Messias Bolsonaro (PL). A maioria (54%) considera que Lula ganhou o debate, 32% acham que Bolsonaro ganhou e 14% não souberam responder.
Esse resultado se mantém para eleitores que votaram em Tebet, Ciro, outros candidatos, branco/nulo e também para os que não votaram. Todos esses grupos concordam que Lula venceu o debate.
O estudo se baseia na opinião de 9 grupos focais e a amostra não é representativa. Ou seja, não se tratam de estimativas sobre a opinião da população.
O objetivo deste tipo de estudo é avaliar tendências e informar análises. Análises subjetivas e baseadas apenas na opinião do analista tendem a ser enviesadas, especialmente quando o analista votou num dos dois candidatos no 1º turno.
Os participantes foram divididos em 9 grupos focais de acordo com os estados onde residem:
↗ Paraná/Santa Catarina
↗ Rio Grande do Sul
↗ Rio de Janeiro
↗ São Paulo
↗ Minas Gerais
↗ Tocantins
↗ Bahia
↗ Acre
↗ Mato Grosso/Mato Grosso do Sul.
Veja os resultados abaixo:
Após o debate, 59% dos participantes disseram que tendem a apoiar Lula no 2º turno, 32% tendem a apoiar Bolsonaro e 9% estão indecisos.
— PollsterGraph (@PollsterGraph) October 17, 2022
Dividindo as respostas de acordo com o voto de cada participante no 1º turno, Lula ganha em todos os grupos.
O estudo NÃO é uma pesquisa representativa e portanto não possui margem de erro. No entato, ele indicará as tendências de opinião entre os eleitores cruciais neste momento: aqueles que ainda definirão quem passará a barreira dos 50% de votos válidos.
— Andrei Roman (@andrei__roman) October 17, 2022
Atlas divulgará no final do debate os resultados de um estudo qualitativo com 100 eleitores que não votaram no Lula ou no Bolsonaro no 1º turno. São eleitores da Simone Tebet, do Ciro, e eleitores que votaram branco ou nulo ou não compareceram. 10 estados em todas as regiões.
— Andrei Roman (@andrei__roman) October 17, 2022
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!