Sai a primeira pesquisa para o segundo turno da disputa presidencial. Entrevistas foram realizadas entre segunda-feira e hoje e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos
Foi divulgada na noite desta quarta-feira (5) a primeira pesquisa IPEC para o segundo turno da eleição presidencial de 2022. Os números mostram vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL).
Nos votos válidos, que são os considerados pelo TSE para oficializar o resultado, Lula tem 55% e Bolsonaro 45%. Quando considerados os votos totais, incluindo brancos e nulos, o petista soma 51% e o atual mandatário 43%.
VOTOS VÁLIDOS
Lula: 55%
Bolsonaro: 45%
VOTOS TOTAIS (ESTIMULADO)
Lula: 51%
Bolsonaro: 43%
Branco e nulo: 4%
Não sabe: 2%
REJEIÇÃO
A pesquisa do IPEC aponta que 50% dos eleitores brasileiros não votariam no atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), de jeito nenhum. O ex-presidente Lula (PT) tem 40% de rejeição.
DECISÃO DO VOTO
A pesquisa diz ainda que 92% dos eleitores brasileiros dizem estar totalmente decididos em quem irão votar para presidente no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião são 8%.
SAIBA MAIS: A pesquisa que cravou exatamente o percentual de votos de Lula
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre os 3 e 5 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.
Na simulação anterior de cenário de 2º turno, divulgada na véspera da votação do 1º turno, no domingo (dia 1º), Lula tinha 52% das intenções de voto, e Bolsonaro, 37%. Isto significa que Bolsonaro cresceu 5 pontos em relação ao último levantamento nos votos totais, enquanto Lula diminuiu um.
No primeiro turno da eleição 2022, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.