"Jesus como pessoa histórica tem uma probabilidade real de ter existido. O que sempre digo para meus alunos é que os textos não são relatos fidedignos. É um documento de fé, não é algo jornalístico", diz professor de pós-graduação em Ciências da Religião. "Esqueça o Jesus loiro e de olhos claros, com cabelo comprido, que é a imagem mais comum retratada na iconografia religiosa"
Matheus Adami, via UOL Educação
Embora, analisando pelo prisma da fé, a existência de Jesus Cristo seja inquestionável para os devotos do cristianismo, pelo aspecto histórico não há provas concretas da existência desta figura.
Na prática, não há evidência material. O que ocorre são evidências indiretas, tais como:
↗ A cidade em que nasceu
↗ A profissão que exerceu
↗ Movimentos parecidos com o dele que são atestados por documentos
↗ Ensinamentos que expressam ideias diferentes daquelas que eram passadas por outros mestres rabínicos
↗ O fato de ensinamentos serem passados por terceiros indicam que há alguém por trás
Outras evidências históricas reforçam a possibilidade de Jesus ter, mesmo, existido – embora existam problemas na cronologia. Jesus teria nascido por volta do ano 4 a.C e morrido por volta do ano 27 ou 29 d.C. – assim batendo com as figuras históricas da época citadas em passagens bíblicas.
Leia também: Como era o “Natal” antes de Jesus Cristo?
“Jesus como pessoa histórica tem uma probabilidade muito grande de ter existido, mesmo. O que ele fez, de fato, nunca vamos ter com clareza. O que sempre digo para os meus alunos é que os textos não são relatos fidedignos, mas há relatos de fatos acontecidos. É um documento de fé, não é algo jornalístico”, disse Marcelo Carneiro, professor da pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.
Qual era a aparência de Jesus?
Esqueça o Jesus loiro e de olhos claros, com cabelo comprido, que é a imagem mais comum retratada na iconografia religiosa. O Jesus real, provavelmente, tinha uma aparência bem diferente do imaginário popular.
Jesus teria uma pele mais morena, barbudo, cabelo crespo, estatura mediana, segundo pesquisas mais recentes, corroborando a aparência de pessoas da região em que Jesus viveu. Outros fatores ainda corroboram isso:
↗ A expectativa de vida média do galileu na época era de 35 anos, independentemente da crucificação.
↗ Eles não tinham acesso a carne e comiam muitos legumes, mas, sem conhecimento nutricional adequado, os legumes não nutriam tanto.
↗ Nos estudos arqueológicos feitos com vestígios de ossos da época, descobriram carência de cálcio e proteína. Eram um povo mais simples, com pouca estrutura de saúde física
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!