Muitos dirão que é vitória da esquerda e derrota da direita, que é Jair Messias Bolsonaro (PL), perdendo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) ou que é a volta do PT (Partido dos Trabalhadores).
Mas a realidade é muito mais do que isso, muito mais do que uma batalha política e militante, mas é o nascimento de uma esperança de que tudo irá melhorar, isso se pensando que os erros do passado do governo petista, também serão sanados.
Leia aqui todos os textos de Danilo Espindola Catalano
Em 2018, estive demasiado desesperado, pois foi o nascimento de tudo que há de ruim, não estou dizendo que a visão da direita preocupa, não é isso, pois oposição é sempre importante, é sobre o fascismo e o nazismo que vimos voltar, ou melhor, que vimos acordar depois do século XX.
Tudo aqui que há de extremista na sociedade, se explicitou e deixou de ser censurado, mesmo eu tendo visto um lado bom, pois agora podemos saber como e quem devemos lutar para poder sanar essa doença da sociedade, foi desesperador ver esse nascimento que culminou, saiu da “puberdade” com o suposto ataque terrorista em Brasília, que a polícia conseguiu impedir.
O mito de que o Brasil é um país feliz e sem violência, que perdurou por muito tempo, morreu entre os anos de 2016 a 2018, sendo alimentado por estes quatro anos de retrocesso.
Ver Lula ser preso, passar por tudo que passou, é exatamente o mesmo pelo qual todos nós passamos, claro, que para ele foi pessoal e muito mais extremo, mas mesmo assim, sentimos toda essa mudança e pressão social desde que o extremismo se exacerbou no país.
Não importa que Jair Messias Bolsonaro (PL) tenha fugido para não passar a faixa presidencial, isso é um ato covarde, mas que nada influencia no que esperamos para os próximos quatro anos e a felicidade que nos aguardou o dia primeiro de janeiro. Como sempre disse Lula: nunca antes na história deste país, tivemos um presidente que não passou a faixa presidencial.
Venceu a democracia e a esperança de que tudo que há de ruim no extremismo irá se desvanecer por meio do amor.
*Danilo Espindola Catalano é escritor, pesquisador e professor de espanhol, dedicado a passar a cultura latino-americana aos seus alunos. Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola e Especializando em Educação e Cultura pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Brasil.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!