Luiz Carlos Basseto se declara 'empresário', tem 29 anos e mora em São Paulo. O agressor produziu provas contra si mesmo ao gravar e divulgar o vídeo e será processado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
A Polícia Civil identificou o homem que agrediu o advogado Cristiano Zanin em um banheiro do aeroporto de Brasília (DF) na última quarta-feira (11). Trata-se de Luiz Carlos Basseto Júnior, de 29 anos. O rapaz é morador de São Paulo e se declara ’empresário’. As informações foram divulgadas pelo jornalista Marcelo Auer, da TV 247.
Luiz Carlos Basseto Júnior deverá ser processado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelas ameaças e agressões praticadas contra o advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
RELEMBRE O CASO
Cristiano Zanin, advogado do presidente Lula, foi alvo de agressões e ameaças na manhã de quarta-feira no aeroporto de Brasília. O agressor filmou os ataques.
Zanin escovava os dentes no banheiro quando um homem se aproximou e o chamou de “bandido”, “safado” , “vagabundo”, entre outros xingamentos. Ele ainda disse que tinha “vontade de meter a mão na orelha” do advogado e que Zanin “tinha que tomar um pau” de todos que estão na rua. O defensor de Lula não respondeu às provocações.
Presentes no local afirmam que o homem estava acompanhado de, ao menos, duas pessoas. O agressor disse que Zanin seria o “culpado” por soltar Lula. Zanin deu uma declaração após o episódio: “Lamento muito e espero que essas pessoas sejam punidas”.
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti, telefonou para Zanin e afirmou que fará uma manifestação de repúdio às agressões. Disse ainda que vai pedir a abertura de uma investigação polícia sobre o caso.
Marco Aurélio Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, que reúne advogados e juristas, disse à coluna que reforçará junto a OAB o pedido de um desagravo em favor de Zanin e que o agressor seja responsabilizado.