Xenofobia

Esposa de jogador do Botafogo-PB apaga o Instagram após debochar do povo da Paraíba

Share

Acusada de xenofobia após debochar do sotaque de paraibanos, Drica Barbosa apagou suas contas nas redes sociais. A mulher, que é natural de Santa Catarina, também desdenhou do jeito das pessoas se comportarem. Torcedores pedem que o Botafogo-PB dispense o jogador. O atleta divulgou um pedido de desculpas: "Peço que a perdoem"

Drica Barbosa, esposa do jogador Léo Campos, do Botafogo-PB

A esposa do jogador Léo Campos, do Botafogo-PB, fechou sua conta no Instagram após a repercussão de comentários xenofóbicos proferidos por ela em um vídeo publicado nos seus stories (assista abaixo).

Drica Barbosa, que é natural de Santa Catarina, falava sobre a experiência de morar em João Pessoa, capital da Paraíba, e reclamou do sotaque das pessoas e até do jeito que, segundo ela, o povo se comporta.

“Chega uma hora que irrita […] Sabe aquela pessoa que fica na sua frente [no supermercado] ‘Oxe! Olha esse preço, quê que você acha, devo levar ou não devo’. Aí a pessoa arrasta o chinelo o tempo inteiro, o tempo todo era gente arrastando chinelo e eu encarando a pessoa. Eu vou no mercado sozinha, não tem com quem ir para debochar”.

Por conta das ofensas contra os paraibanos, torcedores do Botafogo-PB chegaram a pedir que Léo Campos seja dispensado do clube. O jogador e a esposa divulgaram um pedido de desculpas.

“Foi uma brincadeira sem maldade, só que algumas palavras as pessoas estão entendendo errado. A cidade é maravilhosa, vocês são maravilhosos, na forma que receberam a gente, a minha família está vindo para conhecer a cidade, cidade muito linda. Gostaria de pedir desculpas por ela, que a perdoasse também, ninguém tem maldade nenhuma e pedir para que vocês possam apoiar e não criticar”, disse Léo.

Drica Barbosa também pediu desculpas e sugeriu que seus comentários não passaram de “uma brincadeira”. Internautas não concordaram e disseram que o vídeo fala por si mesmo. “Não me pareceu nada humorístico”, escreveu um usuário.

“Já imaginaram se fosse o contrário? Alguém da Paraíba ou de qualquer estado do Nordeste, morando em Santa Catarina e debochando do sotaque do povo de lá? Se não fosse imediatamente preso, seria assassinado ou expulso do estado a pedradas e toda sorte de xingamentos”, observou outro.

João Pessoa é nacionalmente reconhecida como uma das capitais com melhor qualidade de vida do Brasil. Além das belezas naturais, os turistas costumam destacar a generosidade e a receptividade da população local.

VÍDEOS:

VEJA A NOTA DIVULGADA PELO BOTAFOGO-PB:

Ministério Público vai investigar

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um procedimento nesta quarta-feira (25) para investigar os comentários de Drica Barbosa. A investigação será conduzida pela promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero, Igualdade e Diversidade Racial, Liana Carvalho. “A xenofobia é tratada por lei como racismo e processada como tal. Vamos instaurar procedimento e estudar como fica a atribuição do caso”, disse.