Terroristas invadem os três poderes
*Danilo Espindola Catalano
Democracia frágil ou instigação antidemocrática? Fica a dúvida no dia oito de dezembro de 2023; oitavo dia de governo do presidente eleito democraticamente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que terroristas antidemocráticos com camisetas e bandeiras do Brasil que destruíram, saquearam e invadiram as cedes dos três poderes do país, imitando o que houve nos Estados Unidos.
Algumas pessoas esperavam, tinham medo, mas outras não acreditavam, como eu, que estas pessoas “loucas” teriam a coragem de realizar atos como estes.
Leia aqui todos os textos de Danilo Espindola Catalano
Em vídeos, podemos ver a conivência da segurança pública do Distrito Federal, pois o estado inseriu um contingente mínimo para defender os três poderes, com as sedes sem os políticos, felizmente, que estão de recesso e o presidente que estava em Araraquara (SP) para se solidarizar com as vítimas das chuvas na região. Ou seja, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) e o secretário de segurança, Anderson Torres, deixaram que ocorresse o que houve.
Foram horas, para que os terroristas fossem reprimidos e presos pelas forças do estado, o que fez com que o presidente Lula, tivesse que realizar um decreto de intervenção federal no Distrito Federal, o que fez o governador, tardiamente, preparar a polícia, mas já com a possível intervenção do exército e/ou da Força Nacional.
Foi um domingo de muito desespero e muita tristeza, deixando claro, que não é mais momento de isenção política, mas de que todos temos que agir neste momento, isso porque não só invadiram nossos prédios, mas desrespeitaram todo o país, a sua história e a democracia que lutamos tanto para reerguer em 1988.
Nossa tristeza está em imagens da destruição dos prédios mais importantes da nação, que são as sedes do poder Jurídico, Executivo e Legislativo. Tombados pela história do nosso país e que foram destruídos, quem vai pagar isso, será nós o povo que paga os impostos.
Não é fácil ver algo nosso ser invadido desta forma, aproveitando de um recesso parlamentar e ao mesmo tempo após os momentos importantes do novo governo, terem aproveitado, sem a ajuda do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), fizessem todo esse ato terrorista. Será que querem mostrar que tem mais força do que o fujão? Mas que força seria essa?
A prisão resolve em grande medida o que houve em Brasília, mas não borrará este momento desastroso da história do nosso país e estará escrita em nossos livros, sendo estudados em nossas escolas.
*Danilo Espindola Catalano é escritor, pesquisador e professor de espanhol, dedicado a passar a cultura latino-americana aos seus alunos. Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola e Especializando em Educação e Cultura pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Brasil.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!