Redação Pragmatismo
Barbárie 01/Mar/2023 às 08:02 COMENTÁRIOS
Barbárie

Idosa sem dinheiro procura ajuda após sofrer derrame, hospital nega atendimento e ela morre em viatura nos EUA

Publicado em 01 Mar, 2023 às 08h02

EUA: Idosa procurou ajuda após sofrer um derrame e quebrar o tornozelo. Como ela não tinha plano de saúde, o hospital fez uma avaliação superficial e dispensou a mulher. Lisa seguiu clamando por ajuda e o hospital chamou a polícia para prendê-la. Ela morreu na viatura. Imagens das câmeras reveladas nesta semana mostram que os policiais também fizeram pouco caso da vítima enquanto ela pedia socorro: “Você está começando a me irritar, atrapalhando o meu domingo, levante [...] Tudo que eu quero é tomar café e comer mingau de aveia”

lisa edwards
Lisa Edwards

Uma mulher de 60 anos morreu em Knoxville, Tennessee (EUA), após ser desprezada e desacreditada por pessoas que poderiam salvar a sua vida. As informações são do The Washington Post.

Lisa Edwards quebrou o tornozelo após sofrer um derrame cerebral e procurou ajuda médica. Porém, como ela não tinha plano de saúde nem dinheiro para pagar o tratamento, o hospital chamou a polícia para retirá-la do local.

O caso aconteceu no dia 5 de fevereiro deste ano, mas as imagens registradas por câmeras de segurança e câmeras acopladas nas fardas dos policiais só foram divulgadas agora (vídeo abaixo).

Os policiais chegaram no hospital e pediram para que Lisa deixasse o local, mas ela disse que não conseguia. “Eles [hospital] querem você fora. Eu entendo que você está passando por problemas, mas vai ter que achar um jeito de sair daqui. Eu não quero que isso vire uma situação onde você precise ir para a cadeia”, disse um policial.

A mulher então tentou explicar que ela teve um derrame e estava com o tornozelo quebrado, mas os policiais fizeram pouco caso, falando que os médicos haviam dispensado ela. Lisa diz que não consegue sair, mas que não quer ir presa.

Depois de alguns minutos de conversa, o policial chamou a viatura para levá-la. Com dor, ela não consegue se movimentar sozinha, e é jogada dentro do veículo. Então, começa a falar que não consegue respirar, mas os policiais acham que é apenas uma tentativa para escapar da situação.

“Eu vou desmaiar”, disse a vítima. “Você está começando a me irritar, levante”, gritou o policial, antes de afirmar que ela estava atrapalhando seu domingo: “Tudo que eu quero é tomar café e comer mingau de aveia. Não vou lidar com a sua bagunça nessa manhã, já gastamos tempo demais com você”, completou o agente.

Desesperada e com falta de ar, Lisa pede o inalador que está em sua bolsa, e recebe uma resposta negativa dos policiais. O vídeo completo tem cerca de 45 minutos. Depois disso, a filmagem é interrompida. Essas foram as últimas imagens da idosa viva.

Segundo a promotoria local, nenhuma acusação contra os policiais envolvidos foi feita. No entanto, a polícia de Knoxville abriu uma investigação administrativa interna para averiguar a conduta dos quatro agentes.

Uma autópsia divulgada nesta semana mostra que a mulher morreu por um derrame isquêmico causado por uma doença cardiovascular aterosclerótica.

Manifestantes se reuniram na segunda-feira (27) em frente à Prefeitura de Knoxville para cobrar que o caso seja investigado. “O que vimos foi uma indiferença brutal. Contamos ‘ajuda’ aproximadamente cinquenta vezes. Ela disse ‘por favor’ umas oitenta vezes”, disse o ativista Chris Irwin ao canal de TV Wate.

“Esses policiais riram dela, zombaram dela, chamaram-na de mentirosa, e isso não é aceitável. Se não chocou a consciência das pessoas ao ver isso, elas deveriam pelo menos fingir. É por isso que estou aqui, não sei se esses comícios estão funcionando, mas temos que fazer alguma coisa.”

VÍDEO:

Recomendações

COMENTÁRIOS