Após vídeo de advogada que viralizou, denúncia foi encaminhada ao Ministério Público do Trabalho e Outback teve de se pronunciar. A rede de restaurantes admitiu a prática, mas diz que foi extinta
Depois que a advogada Ana Beatriz Isaias compartilhou sua revolta ao ser atendida por funcionários de joelhos no Outback, a rede entrou em contato com ela para se justificar. O vídeo do desabafo foi divulgado no Pragmatismo e viralizou.
Uma denúncia foi oficializada junto ao Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) e o Outback garantiu que abolirá a recomendação para que os funcionários se ajoelhem na hora de servir os clientes.
Em nota, o Outback Brasil informou ainda que a prática era opcional. No entanto, apesar de supostamente a prática não ser obrigatória, os funcionários provavelmente se sentiam induzidos a reproduzir o ato para mostrar um bom trabalho e evitar represálias.
ENTENDA O CASO
O episódio aconteceu em 16 de março na unidade do Outback de São Luís, no Maranhão. A advogada Beatriz Salgado disse que ao ser atendida os funcionários se mantinham de joelho e ela questionou o motivo.
“A mulher veio me atender e aí, do nada, ela abaixa. Não percebi de primeiro momento. Aí, logo depois, vem outro funcionário me atender e ajoelha de novo. E nessa hora eu perguntei ‘moça, por que você está de joelho?’, ela me respondeu que era ‘tradição’ do Outback”, relatou a advogada.
A advogada conta ainda que chegou a pedir para a funcionária não a atender de joelhos. Entretanto, a mulher respondeu que não poderia, já que se tratava de norma da empresa, que determinava que os funcionários tinham que ficar no “mesmo patamar” dos clientes durante os atendimentos.
“Não foi a minha primeira vez no Outback. Já tinha ido em outros estabelecimentos pelo Brasil e não tinha visto antes, por isso a minha estranheza. Depois que perguntei a funcionária o por quê daquilo até pensei que fosse um modo de xenofobia. E isso me deixou ainda mais chateada. Todos os outros funcionários estavam com comportamento semelhante perto da minha mesa”, explicou Beatriz.
Após o episódio, ela fez um vídeo relatando o caso, que viralizou. Ela contou que chegou a receber relatos de funcionários e de outros clientes, inclusive, com fotos, de atendentes ajoelhados.
“Várias pessoas me procuraram depois que fiz a denúncia, inclusive com fotos. Além disso, outros funcionários me mandaram relatos de que tiverem seus joelhos bem machucados”, disse.
O Outback Brasil disse que a franquia de São Luís recebeu orientação após o episódio denunciado pela advogada e que todos os restaurantes do país foram orientados a não realizar tal prática. O Ministério Público do Trabalho diz que continuará investigando o caso.